21/06/2012 09h29 - Atualizado em 05/05/2016 12h57

Vice-governador entrega investimentos nas áreas de esporte einfraestrutura aos moradores de Laranja da Terra

Oferecer condições de crescimento socioeconômico aos capixabas que maisprecisam e promover o desenvolvimento regional equilibrado são dois focosprioritários do Governo do Estado, que, na noite desta quarta-feira (20), foi,mais uma vez, colocado em prática em Laranja da Terra. Os moradores domunicípio receberam uma nova quadra poliesportiva, na comunidade de Picadão,distrito de Joatuba. Outro sonho antigo da população também foi entregue pelovice-governador Givaldo Vieira: a escadaria pública no bairro Bela Vista,próxima aos prédios da administração da cidade.

O investimento do equipamento esportivo foigarantido por meio de repasse da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).Já a construção da escadaria, foi possível por meio de convênio da Secretariade Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) com a prefeitura municipal, naordem de R$ 129.379,87.

Durante a solenidade de inauguração, realizada aolado da nova quadra, em Picadão, o vice-governador destacou o comprometimentodo Governo do Espírito Santo para que as obras e equipamentos necessários sejamdestinados às pequenas cidades do interior.

“É uma satisfação enorme trazer um espaço deconfraternização para a comunidade. A quadra poliesportiva possibilitará aprática de esportes, mas, sobretudo, será um ponto de encontro para jovens,adultos e Terceira Idade. Torna-se uma honra ainda maior esta inauguração,porque tive a oportunidade de autorizar a construção em janeiro. Portanto,esta foi uma obra rápida e de qualidade para os moradores”, salientou.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer,Vandinho Leite, pontuou que a quadra poliesportiva estava incluída nas quase 150obras esportivas que estão em andamento no Estado. “Trabalhamos para realizarsonhos, atender demandas antigas dos capixabas e, entre todas as realizações daSecretaria, essa é uma das especiais, porque modificará a realidade dosmoradores da comunidade. Nela, serão possíveis confraternizações dos variadostipos”, declarou Leite.

Dentre as mais de 600 pessoas presentes nainauguração, uma delas era Gercino Littig, o Seu Bibi, morador de Picadão edoador do terreno para a construção da quadra poliesportiva. “Sou membro dogrupo da Terceira Idade e acompanho a luta pelo desenvolvimento da comunidadedesde que a cidade foi emancipada, há mais de 20 anos. Na região tem muitocasamento e muitos não tinham um local adequado para realizar a festa. A partirde agora, o povo se sente mais valorizado com essa grande obra”, contou.

A quadra é equipada com alambrado, iluminação,arquibancadas para 300 pessoas, cobertura metálica, vestiários com sanitários,rampas de acesso para cadeirante, traves, tabelas para basquete e postes desustentação para redes de vôlei.

Infraestrutura urbana

O vice-governador Givaldo Vieira, acompanhado pelosecretário Vandinho Leite e do prefeito Joadir Lourenço, inaugurou, logo quechegou à cidade, às 16h40, a escadaria pública do bairro Bela Vista, que dáacesso ao Fórum, Câmara Municipal e faz ligação com a Rua Pedro Mercandelli, naSede do município.

“Era um matagal. As pessoas tinham que fazerzigue-zague para chegar às casas na subida do morro. A nova escadariafacilitará o acesso, principalmente, às ruas de cima, além de se tornar o novocartão postal da cidade”. Esse foi o depoimento do morador do bairro, EuzenioBento Ortolani, sobre a, segundo ele, “bela escadaria” entregue pelo Governo doEstado.

Givaldo Vieira afirmou que a escadaria pública fazparte do conjunto de obras de intervenção urbana que a gestão Casagranderealiza na cidade. “A obra embelezaainda mais o município, além de cumprir sua função de acessibilidade aosmoradores e turistas que chegam em Laranja da Terra. O acesso e trafegabilidadeserá melhorado, em breve, com a conclusão das obras na Rodovia ES 261, que dáacesso a Itarana, já em ritmo acelerado, como pudemos conferir de perto com avisita que realizamos”, frisou.

O vice-governador também anunciou que “nas próximassemanas, o governador Renato Casagrande vai autorizar a recuperação asfálticado trecho da rodovia que corta o distrito São Luiz de Miranda, investimento demais de R$ 2 milhões por meio do DER-ES, para que a estrada possa receberqualquer tipo de tráfego e ajudar no dinamismo da economia da região”,acrescentou.

A cerimônia também contemplou a entrega de umapá-carregadeira e um ônibus escolar ao município, que contribuirão para arecuperação de estradas vicinais e no transporte de estudantes para outrosmunicípios, como Colatina, destino de muitos universitários que cursamfaculdade fora. Os equipamentos entregues são provenientes de emendaparlamentar do então deputado estadual Givaldo Vieira.

RHAYAN ESTEVES FUNDÃO DE ARAUJO
Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria