17/02/2011 11h42 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Vargem Alta e Alegre recebem investimentos na área esportiva nesta sexta-feira (18)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) inaugura nesta sexta-feira (18), às 14 horas, em Vargem Alta, mais uma unidade do programa Campo Bom de Bola, que vem construindo, em todo o Espírito Santo, campos de futebol soçaite, com alambrado e iluminação. E em Alegre, às 16 horas, será dada a ordem de serviço para construção da quadra poliesportiva no distrito de Santa Angélica. Na oportunidade, serão entregues materiais esportivos e uniformes aos alunos do programa Campeões de Futuro.

As solenidades contarão com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice-governador, Givaldo Vieira, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e lideranças políticas locais.

Em Vargem Alta, o governador e o secretário Vandinho Leite darão “o pontapé” inaugural em mais uma unidade do Campo Bom de Bola, que foi construída ao lado do Parque de Exposições do município, espaço que abriga mais um investimento da Sesport, em parceria com a prefeitura local: o ginásio poliesportivo municipal.

O secretário volta a Vargem Alta após uma semana, já que na última sexta-feira (11) entregou materiais e uniformes aos alunos e professores do programa Campeões de Futuro. A expectativa, dessa vez, é ter um evento movimentado, tendo e vista que a unidade do Campo Bom de Bola vai beneficiar tanto os moradores do Centro de Vargem Alta, quanto dos distritos vizinhos.

O Campo Bom de Bola é uma iniciativa do Governo do Estado, que por meio da Sesport vai construir 80 campos de futebol soçaite por todo o Espírito Santo. Cada unidade terá grama sintética, alambrado e iluminação, a partir de investimentos estaduais.

Cartilha

Para facilitar o processo de construção dos campos de futebol soçaite, a Sesport organizou e distribui, para cada prefeitura do Estado, uma cartilha com a documentação técnica necessária para formalizar os convênios. A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo. O valor de investimento de cada unidade gira em torno de R$ 239 mil.

Às 16 horas Vandinho Leite, ao lado do governador, dará ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva no distrito de Santa Angélica, em Alegre. Os investimentos são de R$ 415.995,62. Serão entregues, ainda, materiais esportivos ao núcleo de futsal do programa Campeões de Futuro, que oferece aulas gratuitas para 200 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, na modalidade de futsal.

Por todo o Estado o Campeões de Futuro atende mais de 22 mil pessoas. Criado em 2008, o programa oferece aulas gratuitas em 13 modalidades esportivas (vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, lutas, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez). Com as expansões dos núcleos, os municípios que ofereciam apenas uma modalidade estão recebendo uma nova modalidade. Além disso, novos equipamentos esportivos e uniformes estão sendo distribuídos aos alunos e professores.

O programa é realizado em parceria com as prefeituras. Enquanto a Sesport fornece materiais esportivos, uniformes, estagiários e qualificação aos profissionais que trabalham no programa. Cabe à administração municipal oferecer um profissional de Educação Física e a estrutura física para desenvolvimento das atividades.