22/03/2011 14h51 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Turismo esportivo apoia a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre

O Espírito Santo vai sediar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre, entre os dias 26 de março e 2 de abril, no município de Castelo. O evento terá apoio das secretarias de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e de Turismo (Setur). A parceria entre as duas secretarias de Estado faz parte de um dos eixos estratégicos do Governo do Estado, que é inserir o Espírito Santo no cenário nacional e internacional.

O dia 26 de março será reservado para os treinos. As disputas começam no domingo (27). O campeonato contará com mais de 120 competidores. Grandes nomes do voo livre do Brasil e do mundo estarão presentes, já que a etapa capixaba valerá pontos também para o Circuito Mundial.

Um dos destaques é o capixaba Frank Brown, nove vezes campeão brasileiro da modalidade e recordista mundial de voo à distância. Ele é um dos beneficiados com o programa Bolsa Atleta Capixaba, da Sesport.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite enfatiza o trabalho em conjunto entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais para o fortalecimento do esporte capixaba. “Esse é um evento esportivo muito importante para o Espírito Santo. Ele fortalece o turismo capixaba, a rede hoteleira, os restaurantes e o comércio de forma geral, além do esporte capixaba, com a presença de muitos turistas que movimentam a economia regional e de atletas de alto rendimento, deste que é um esporte forte e tradicional”, disse.

Clique aqui para ampliar!

Já o secretário de Turismo, Alexandre Passos faz questão de ressaltar que a Setur e a Sesport formaram uma parceria para identificar os municípios que têm potencial para o turismo de aventura, visando a apoiar eventos semelhantes. “Castelo integra uma região bem identificada com o turismo de aventura e o campeonato com certeza vai projetar o Estado nacionalmente”. A Setur tem o compromisso de fazer a qualificação e a certificação dos segmentos envolvidos com turismo nesses locais e de ajudar na divulgação.

Aventura Segura

O Espírito Santo é o próximo Estado a receber as ações do Programa Aventura Segura em âmbito regional. Seguindo os passos de Minas Gerais e Mato Grosso, o projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo de Aventura (Abeta) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), formalizado no final de dezembro do ano passado por meio de um convênio. As ações visam à certificação das atividades de ecoturismo e turismo de aventura de 12 empresas do Espírito Santo, além da qualificação dos profissionais que atuam no segmento.

Clique aqui para ampliar!

Com isso, o Espírito Santo se torna o primeiro Estado a conveniar as Avaliações de Conformidade. Elas são o subsídio necessário para que as empresas alcancem a certificação do Sistema de Gestão da Segurança, que será implementado com apoio da Abeta.

Serviço

Rampa de Ubá – Será a rampa oficial do torneio, uma das melhores do mundo. Localizada a 30 km da sede do município, a rampa de Ubá conta com ótimas condições para competidores e para o público. O acesso asfaltado, as lanchonetes, os banheiros, os estacionamentos, e as amplas áreas de sombra são essenciais para o público. Já a predominância de correntes de ar e as termas são fundamentais para os praticantes do esporte.

Belezas da região - Quem ficar hospedado em Castelo durante o campeonato também poderá apreciar as cachoeiras da região, a Gruta do Limoeiro e o Parque Estadual de Forno Grande, que são ótimas opções para o tempo livre entre uma decolagem e outra.

Estrutura - Os hotéis do município devem ter lotação máxima durante o período de competição. Nos fins de semana de campeonato, a Prefeitura disponibilizará veículos para levar o público que deseja acompanhar a decolagem da Rampa de Ubá.

Assessoria de Imprensa/ Setur
Tania Mariano