20/09/2013 14h29 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Triatleta capixaba leva o nome do Espírito Santo para o mundo

A capixaba Paula Miotto mostra porque é uma verdadeira triatleta. Depois de competir em Londres pelo Campeonato Mundial de Triathlon, realizado entre os dias 11 a 15 de setembro, a atleta já tem viagem marcada para uma nova competição. Desta vez ela embarca para Manaus (AM) nesta segunda-feira (23) e com boas chances de ganhar a 4ª Etapa da Copa Brasil de Triathlon. Nas duas viagens, as passagens foram custeadas pelo Programa Compete ES, do Governo do Espírito Santo.

Paula Miotto disse que foi muito proveitosa a experiência da competição na capital inglesa. “Foi o primeiro mundial que disputei e superei minhas expectativas, acabei sendo a melhor brasileira classificada na minha categoria, que era a mais difícil. Lá havia triatletas que levam o triathlon tão a sério quanto nossos jogadores de futebol encaram o esporte”.

Em Londres, Paula competiu tanto na modalidade Sprint, onde o atleta faz 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida, quanto na Olímpica, onde as distâncias são o dobro da Sprint. Em Manaus, a atleta vai correr no Sprint e fala da diferença entre as duas competições. “O pior é a climatização e a diferença no fuso horário. Londres estava muito frio e Manaus está muito quente, viajo cinco dias antes para me acostumar com o ambiente”, disse.

Em novembro, a capixaba tem mais duas competições. Ela viaja para João Pessoa (PB) para disputar o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância e depois a 5ª Etapa da Copa Brasil de Triathlon.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, parabeniza a atleta e explica a importância do investimento em passagens aéreas. “Chegamos ao quarto ano do programa com o maior apoio em viagens para atletas e para-atletas da história do Espírito Santo. Estamos ampliando os incentivos para que a força do esporte capixaba seja reconhecida mundialmente assim como estamos vendo o exemplo da brilhante triatleta Paula Miotto. Neste ano, por meio do programa, estão sendo emitidas cerca de três mil passagens aéreas para que os quase 1.500 atletas sejam beneficiados e possam competir em 50 modalidades dentro e fora do Brasil”.

Compete ES

O Programa Compete ES, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), está em sua 4ª edição e, este ano recebeu o maior investimento na compra de passagens aéreas para que esportistas de alto rendimento possam representar o Estado em competições nacionais e internacionais. Neste ano, o investimento no programa será de R$ 1,5 milhão e irá beneficiar aproximadamente 1.500 atletas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard