31/08/2009 11h09 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Triathlon - Henrique Siqueira é bi e Pâmella Oliveira quebra tabu de 17 anos em Vila Velha

O brasiliense Henrique Siqueira conquistou o título de bicampeão do Campeonato Sul-Americano de Sprint Triathlon (XXIV Triathlon do Exército), na manhã deste domingo, em Vila Velha (ES), ao vencer a categoria de elite da prova que teve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Em segundo lugar na elite ficou o carioca radicado em Minas, Diogo Sclebin e em terceiro o paulista Marcus Vinícius Fernandes. Quem registrou o melhor tempo da prova foi o sub-23 Bruno Matheus, de São Paulo.

No feminino quem venceu foi Pâmella Oliveira que acabou com um jejum de 17 anos. É que a última capixaba que havia vencido o Triathlon do Exército foi Adriana Aguieiras, em 1992. Em segundo lugar na elite ficou Diana Maia, da Bahia, e em terceiro Aglaé Menezes, do DF. Os responsáveis pela apuração dos resultados não divulgaram os tempos oficiais, que estarão disponíveis no site da CBTri ainda esta semana. Os melhores sub-23 foram no masculino: Bruno Matheus (1º), Danilo Pimentel (2º) e Rafael Fonseca (3º). No feminino: Lina Raga, da Colômbia (1ª), Diana Vizcarra, do Equador (2º) e Suely Lima, do Rio (3º). Na categoria militar quem venceu foi Kelmerson Buck, no masculino e Fernanda Bau, no feminino. Na júnior venceram Luca Glaser (PR) e Matheus Diniz (GO). Participaram da competição 174 atletas de sete países.

A prova feminina foi amplamente dominada por Pâmella Oliveira que saiu da água bem à frente do pelotão da elite, sendo seguida somente pela sub-23 colombiana Lina Raga. As duas trocaram vácuo no ciclismo e Pâmella abriu boa margem de frente na corrida, sendo delirantemente aplaudida pelos conterrâneos ao cruzar a linha de chegada.

“Eu fiquei consciente o tempo todo na prova. Conhecia a colombiana e sabia que ela tinha uma corrida um pouco pesada. Só que em cinco quilômetros, distância curta, tudo poderia acontecer. Fiquei feliz com a vitória, que foi em casa, principalmente porque tinha muitos amigos e parentes torcendo por mim. Fico feliz ainda por quebrar o tabu de 17 anos”, disse.

Na prova masculino, saíram primeiro da etapa de natação Marcus Vinícius e Diogo Sclebin. Logo atrás veio um pelotão com Henrique, Wesley Matos e Rafael Fonseca, dentre outros. No ciclismo, lideraram diversos atletas, dentre eles principalmente Marcus Vinícius, Diogo e Bruninho Matheus. Na corrida os sub-23 Bruno Matheus e Danilo Pimentel comandaram e Henrique com extrema competência soube conter os ataques de diversos atletas para garantir o bi.

“O sol abriu, a prova foi bem organizada e tive a sorte de ganhar o bi já que venci no ano passado na Bolívia. Estou muito feliz porque a vitória foi valorizada pelo alto nível da competição”, disse Henrique.

Informações à Imprensa:
Pauta Livre
Assessoria de Imprensa
Telefones: (027) 3337-5127 e 9935-5934
e-mail: pautalivre1@hotmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard