17/10/2013 09h00 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Terceira idade mostra vitalidade e alegria na abertura dos Jogos dos Idosos

“Eu rejuvenesci com o esporte”. Com estas palavras, Alicia Andrade, de 82 anos, traduz a importância do esporte em sua vida. A atleta que iniciou sua trajetória no atletismo há 17 anos, é uma das participantes da 5ª edição dos Jogos dos Idosos que teve início nesta quarta-feira (16) com a presença de mais de 800 esportistas da terceira idade, no Sesc de Guarapari.

A abertura do evento, que segue até o próximo dia 21, foi marcada pela alegria e exemplo de vida dos participantes que não medem esforço para dar o melhor de si nas modalidades competidas. Já no primeiro dia os idosos mostraram um pouco de suas habilidades com apresentações de coreografia e uma roda de capoeira que animou todos os presentes. A solenidade contou a presença do governador Renato Casagrande, que abriu oficialmente o evento, da primeira dama, Maria Virgínia Casagrande, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, prefeitos e vereadores.

“É uma alegria estar aqui e ver que os nossos investimentos no esporte têm gerado resultados tão positivos. O objetivo do nosso governo é exatamente esse, universalizar a prática esportiva fazendo com que as pessoas se exercitem e tenham mais qualidade de vida. Isso mostra o papel importante do esporte como instrumento de inclusão e integração”, disse o governador.

O secretário Vandinho Leite, explica a importância do crescimento dos Jogos dos Idosos nos últimos anos. “Quando iniciamos nosso governo, em 2010, a competição contava com cerca de 120 participantes, hoje chegamos ao número de 885 inscritos. Isso nos deixa extremamente felizes e motivados. Significa que com os nossos incentivos estamos conseguindo alcançar o objetivo de melhorar o acesso dos cidadãos, de todas as idades, ao esporte e lazer. As atividades esportivas têm um papel importante no desenvolvimento emocional e físico nesta fase da vida. Principalmente por contribuir com o fortalecimento da saúde do coração, que é o que mais tem tirado a vida dos brasileiros”, diz o secretário lembrando ainda que outros projetos da Secretaria têm sido pensados para atender também aos idosos, como o Praça Saudável, por exemplo.

As modalidades esportivas disputadas nesta edição dos Jogos são: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Exemplo de vida

“Eu sou muito feliz por praticar esportes. Corro e faço academia durante a semana. Sou apaixonada pelo esporte, e graças a isso hoje estou rejuvenescida. Minha vida mudou aos 66 anos quando me mudei do Rio de Janeiro para Vitória e tive a oportunidade de conhecer um grupo de idosos que praticava esporte. Experimentei um dia e nunca mais larguei isso daqui”, diz sorridente a atleta Alicia que tem várias competições em seu currículo e muitas medalhas de ouro.

Clique aqui para ampliar!

O atleta de vôlei Brayan Luzolio, de Castelo, mostra confiança e muita vitalidade aos 70 anos de idade. “Este é o segundo ano que participo dos Jogos dos Idosos e vim para ganhar. Ano passado me machuquei no meio da competição, mas não desisti. Joguei até o final e conquistei uma medalha de ouro. Mas isso tudo não é de graça. Faça caminhada e dou 30 voltas na lagoa da minha cidade todos os dias. Sou muito feliz por Deus me dar essa capacidade e fico mais feliz ainda quando vejo tantos amigos da minha idade no mesmo caminho. Esporte é vida”, disse.

Clique aqui para ampliar!

Jogos dos Idosos

A competição criada pela Sesport tem como objetivo criar condições para que todas as pessoas pratiquem esporte, melhorar o acesso dos cidadãos às atividades esportivas e de lazer, e promover a qualidade de vida aos maiores de 60 anos.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport