15/05/2012 15h48 - Atualizado em 05/05/2016 12h23

Técnico da Seleção Italiana aprova instalações capixabas e o ES pode sediar amistoso entre Brasil x Itália

O treinador da seleção italiana sub 20 Luigi Di Biagio, ex-jogador da Internazionale de Milão e da Seleção Italiana, desembarcou na manhã desta terça-feira (15) no Espírito Santo para conhecer locais de treinamento e de jogos que estejam aptos ou que possam receber pequenas intervenções e assim sediar um dos dois amistosos entre Brasil x Itália, categoria Sub 20 que será realizado entre os meses de agosto e setembro deste ano. A outra cidade na disputa é a mineira Juiz de Fora.

O ex-atleta e hoje técnico da seleção azzurra disse que as instalações que visitou no Estado possuem condições para treinamento da seleção que treina. Ele disse ainda que algumas adequações precisam ser realizadas, mas nada muito além do alcance dos clubes.

Após as visitas de reconhecimento que realizou no período da manhã na Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (AEST) e na Associação Esportiva Recreativa de Tubarão (AERT), Luigi foi recebido pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite em seu gabinete.

Di Biagio e Vandinho trocaram informações sobre Itália e o ES

Em pauta, além das impressões sobre as instalações visitadas foi apresentado o projeto do Estádio Estadual Kleber Andrade, que está em fase de construção e será o primeiro estádio do Espírito Santo com capacidade superior a 20 mil torcedores.

O secretário destacou os investimentos que estão sendo realizados para que a praça esportiva seja um palco não apenas para o futebol, mas também para outras modalidades esportivas como o atletismo.

"São diversos investimentos que estamos realizando para deixar um legado para o esporte capixaba. E esse compromisso com o esporte agradou o Luigi Di Biagio que disse que a estrutura o agrada. Ele nos convidou para ir a Itália, para uma conversa com a Confederação Italiana de Futebol, com o objetivo de ratificar nosso compromisso em investir nas adequações que precisam para a realização do amistoso, mas é claro que isso depois que eles confirmarem que o Espírito Santo receberá um dos jogos, e também para que possamos apresentar nossas instalações visando o acolhimento das delegações italiana que sem dúvida irão participar da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", disse Vandinho.

Embaixador do Comitê ES Copa 2014 o tetracampeão mundial com a seleção brasileira e um dos ídolos do Roma-ITA, o ex-zagueiro Aldair afirmou que a disposição do Governo do Espírito Santo e trazer o amistoso para o Estado torna ainda mais fácil a negociação.

Aldair participou das conversas

Aldair disse ainda que ainda é cedo para falar sobre a escolha do Espírito Santo como um local de treinamento para a seleção principal para o período de treinamento da Copa 2014, mas que o amistoso entre as duas seleções sub 20 pode abrir portas para que essa conversa avance.

Instalações esportivas que receberão investimentos do Governo do Espírito Santo:

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho

A construção é de responsabilidade do Governo do Espírito Santo e está em andamento. Com investimento de R$ 6,5 milhões o objetivo é tornar o local um centro de excelência na formação de atletas visando os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, assim como abrigar seleções para o treinamento Pré-Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Após a conclusão da obra, a estrutura contará com quatro ginásios (um de lutas, um de ginástica rítmica e artística e dois poliesportivos), duas quadras de vôlei de praia, centro médico, parque aquático (para treinamentos de natação, pólo aquático e nado sincronizado) e academia aparelhada.

Além disso, a estrutura terá ainda ampla área de apoio, com sala de reunião/conferência, multimídia, condicionamento físico e musculação. Todos na instalação esportiva. Estacionamento para ambulância e mais 80 veículos.

Estádio Estadual Kleber Andrade

Também é um importante investimento do Governo do Espírito Santo. Trata-se do primeiro estádio estadual. A infraestrutura esportiva contará com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões com recursos estaduais para construir a mais moderna arena esportiva multiuso do Estado.

No espaço de mais de 43 mil m² a arena contará com o estádio para 23 mil pessoas sentadas, pista de atletismo oficial atendendo a todas as exigências da Confederação Internacional de Atletismo, edifício educacional para formação de atletas e cidadãos, rampas de acessos e elevadores para pessoas com deficiência, vinte cabines de imprensa, vestiários personalizados para atletas (do sexo masculino e feminino), vestiários para árbitros, grama natural com medidas oficiais para a realização de jogos de futebol e rúgbi, quatro quadras poliesportivas no entorno, cantinas e sanitários.

O espaço contará também com locais de apoio como sala de reunião/conferência, multimídia, sala de recuperação/fisioterapia e sala de musculação. Estacionamento geral e para ambulância com acesso facilitado à área de treinamento.