28/11/2012 11h27 - Atualizado em 05/05/2016 13h05

Superação por meio do judô

Dedicação e amor ao esporte é o que move o judoca capixaba José Vicente de Souza, que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares 2012, etapa 15 a 17 anos, hoje pelo peso meio leve até 60 kg. O jovem é vice-campeão brasileiro na modalidade em 2011 e precisou vencer cinco lutas para chegar ao lugar mais alto do pódio.

Aos 17 anos, José Vicente, da Escola de 1º e 2º Graus Almirante Barroso, de Vitória (ES), já é faixa marrom e treina todos os dias. Ele começou no esporte há seis anos pelo Projeto Lar Semente do Amor, que possuía uma parceria social com a Associação de Judô Yamate, também localizada na capital espírito-santense. Desde então, não parou de lutar e conquistar títulos.

O projeto iniciou com 150 crianças, no Balneário de Carapebus, município da Serra (ES), mas devido à evasão, apenas José continuou no programa e levou a sério o esporte. A associação fornece todo o apoio de transporte, alimentação, patrocínio nas viagens para que o jovem possa se dedicar ao judô. Além dos treinos e do estudo, o atleta ajuda a levar a mãe, que é deficiente visual, aos médicos e dá aulas de judô para crianças de 4 a 10 anos na associação para também ajudar no sustento da casa.

O amor ao esporte fez, inclusive, que José mudasse de escola para ficar mais perto dos treinos. “Como eu queria treinar e estava chegando tarde aos treinos, preferi mudar e agora consigo me dedicar ainda mais”, conta.

A rotina do jovem atleta começa às 5h30min da manhã com os fazeres de casa e as aulas de judô para as crianças, a tarde estuda, depois malha e à noite vai para o treino. Os próximos objetivos de José são conquistar a faixa preta e seguir em competições de destaque. “Pretendo chegar a mundiais e até mesmo nas Olimpíadas. Dá para chegar lá é só treinar e ter dedicação”, ressalta.

Olimpíadas Escolares

A maior competição escolar do Brasil – as Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos –conta com a participação de quase quatro mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizado pelo Ministério do Esporte desde 2005.

Ao todo, cerca de 170 jovens, de escolas públicas e particulares, participam do evento pelo Espírito Santo, disputando as 13 modalidades. As passagens de toda a delegação capixaba foram custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Sérgio Rangel
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
Raquel Medeiros
(27) 9922-2566
raquel@r2mcomunicacao.com.b
Texto: Raquel Medeiros
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard