31/03/2010 15h21 - Atualizado em 05/05/2016 11h51

Sesport visita todos os 78 municípios do Estado em um ano

Trezentos e sessenta dias. Foi nesse período que a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), percorreu cada cidade e, aliado com secretários municipais e prefeitos e em debates com moradores, descobriu o que seria necessário para melhorar a vida de cada capixaba, espalhados de Norte a Sul do Espírito Santo. Ao longo de um ano foi possível estar nos 78 municípios do Estado e conhecer as necessidades de cada capixaba.

E foi através dessas visitas de trabalhos e em solenidades públicas que nasceram projetos como Campo Bom de Bola, no qual o Governo do Estado em parceria com as prefeituras vai construir 80 campos de futebol soçaite, em todos os municípios. Além de discussões que geraram outros importantes frutos para os capixabas, como a reforma e ampliação do Novo Estádio Estadual Kleber Andrade e a criação de programas como o Bolsa-Atleta Capixaba e o Pró-ESporte, ambos irão organizar o esporte capixaba, criando fundo de incentivo para as prefeituras e adotando atletas de alto rendimento e futuros potenciais olímpicos e paraolímpicos.

“Visitar todos os municípios do Estado foi importante porque a Secretaria passou a conhecer as necessidades de cada cidade e capixaba. E só foi possível construir e desenvolver programas de inclusão social, como o Campeões de Futuro, que beneficia crianças e adolescentes em risco social, graças a esse contato que tivemos com as pessoas e prefeituras”, destacou o secretário Luciano Rezende.

O secretário lembrou ainda das peculiaridades de alguns municípios e o que mais chamou sua atenção durante o giro pelo Estado. Mas, em seu ponto de vista, o que mais se destacou foi a evolução do Campeões de Futuro.

“Esse período de visitas de trabalho aos municípios encontramos prefeitos e secretários de esportes comprometidos em desenvolver o esporte em suas cidades. Mas o que chamou a atenção como é forte a relação das crianças com o projeto Campeões de Futuro. Ver como elas se dedicam as aulas e vê-las se apresentando com vontade, concentradas é muito importante. Costumo dizer que se não tivesse feito nada ao longo de minha gestão na Secretaria e, tivesse apenas espalhado esse projeto pelo Estado, teria valido a pena minha passagem pela Secretaria de Esportes e Lazer”, avaliou.

Além de projetos de inclusão social as “obras de concreto e aço”, como o secretário costuma se referir aos convênios para reforma e construção de equipamentos esportivos, em parceria com as prefeituras, foram importantes em seu ponto de vista, pois puderam oferecer qualidade de vida aos não-atletas, como donas de casa, trabalhadores rurais e terceira idade, por exemplo.

“O nome da Secretaria diz tudo: Secretaria de Estado de Esportes e Lazer. Nosso objetivo é oferecer auxílio aos nossos atletas, mas precisamos também trabalhar em parceria com as prefeituras para oferecer equipamentos que vão gerar qualidade de vida aos nossos capixabas. Os trabalhadores rurais precisam de um campo de futebol, por exemplo, para que nos finais de semana possam se divertir e se encontrarem para um dia de lazer”, completou.

Site: www.sesport.es.gov.br