15/05/2009 16h07 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Sesport repassa R$ 370 mil para ginásio em Anchieta e anuncia investimentos em Guarapari

O secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, esteve em Anchieta, nesta sexta-feira (15), para visitar a construção do ginásio poliesportivo do município. A diligência ocorre dois dias após o depósito da primeira parcela de R$ 370.380,00, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), para serem investidos na obra. Os recursos fazem parte do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Emprego, que tem investimento de R$ 1 Bilhão.

“O ginásio de Anchieta é uma das prioridades da Sesport. Primeiro, por já estar com mais da metade da obra concluída. Segundo, pela prefeitura ter dado muito mais do que a contrapartida mínima financeira. Terceiro, pela proximidade com a Região Metropolitana da Grande Vitória, o que beneficiará um grande número de capixabas”, explicou Luciano Rezende.

Este ginásio será o segundo do município que, para capacitação de mão de obra, cedeu o espaço do primeiro. “Nós disponibilizamos o único ginásio do município para ser transformado em um pavilhão de ensino tecnológico para formar a mão de obra que construirá uma siderúrgica no município. Essa nossa atitude sensibilizou o governador Paulo Hartung que se propôs a nos ajudar. Após a chegada do Luciano Rezende à frente da pasta, esse repasse foi regularizado. É uma obra moderna e que precisávamos”, afirmou o prefeito de Anchieta, Edvaldo José Petri.

A visita de Luciano Rezende foi acompanhada pelo prefeito, pelo secretário municipal de Esportes e Cultura, Leonardo Nogueira, e demais secretários municipais e vereadores locais, além dos engenheiros e funcionários da obra.

“Este ginásio será o segundo maior do Estado. Terá capacidade para três mil pessoas e poderá receber qualquer partida internacional, pois possui todas as medidas oficiais de altura, largura e comprimento necessárias. Está previsto cabines de imprensa, banheiros adaptados para cadeirantes, rampas de acesso e amplo estacionamento”, descreve Leonardo Nogueira, Secretário de Esportes e Cultura do município.

Guarapari

Ainda em viagem, o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, visitou o ginásio de esportes do Colégio Estadual de Guarapari, que está fechado para reforma, e visitou uma área onde poderá ser construída uma quadra poliesportiva em parceria com a Prefeitura. O secretário foi recebido pelo secretário municipal de Assistência Social, Maria Helena Netto e o secretário municipal de Esportes Cultura e Turismo, Adriani Serpa, também estiveram presentes autoridades locais.

"Marcamos uma reunião, para a próxima quinta-feira (21) na Sesport, para avançarmos com a reforma do ginásio e começar a discutir outras possibilidades de construir ou revitalizar parques esportivos em Guarapari”, resumiu Luciano Rezende.

Para a secretária de Assistência Social a reforma do ginásio é um ganho para toda a sociedade. “Eu acompanhei a visita como representante do prefeito, que está viajando, pois precisamos reforçar as políticas esportivas e reestruturar a rede física. O esporte, dentro da educação e da assistência social, é importantíssimo para o resgate da cidadania. O esporte tem o poder de resgatar o jovem da rua”, exemplificou Maria Helena Netto.

Segundo o secretário de Esportes Cultura e Turismo para que a reforma seja realizada e outras áreas esportivas construídas é preciso estruturar as propostas e as protocolar na Sesport. “Precisamos da parceria do Governo para que o telhado seja restaurado, e, depois, concluirmos as outras partes. É um Ginásio importantíssimo para a comunidade, pois é o único coberto do município, e onde todos os jogos municipais são realizados. Conversamos com o Luciano e, agora, vamos formalizar essa proposta junto à Sesport”, compromete-se.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914