15/04/2009 10h18 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Sesport organiza o 1º Jogos Estaduais dos Idosos

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organiza o 1º Jogos Estaduais dos Idosos (JEIs), que acontecerá de 04 de maio a 17 de julho em 12 municípios capixabas, com as finais em Vitória. O campeonato envolve participantes, de 60 anos de idade ou mais, em disputas de atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

Para o secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, a terceira idade não poderia deixar de ser assistida. “O esporte é um dos mais importantes instrumentos para a melhoria de vida em todas as idades. Com o 1º Jogos Estaduais dos Idosos, a Sesport insere os cidadãos acima de 60 anos nas principais ações de esporte e lazer do Estado. Além disso, oportuniza a participação dos campeões no campeonato brasileiro, que ocorrerá entre setembro e outubro no Rio Grande do Norte”, observa.

O torneio é divido em etapas municipais e regionais. As regionais serão realizadas nos municípios de Águia Branca, Baixo Guandu, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Alegre, São Gabriel da Palha, Montanha, Linhares, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Vitória. Os vencedores de cada região disputarão as finais na Capital.

“A proposta desse evento vai além da competição. Queremos promover o lazer, a socialização e uma vida mais saudável aos idosos”, explica a gerente de Esporte Comunitário, Educacional e de Lazer da Sesport, Lenise Menezes de Loureiro.

Para participar do campeonato, o interessado deve ter 60 anos completos ou a serem completados neste ano; participar de programas sociais de esporte e lazer em seu respectivo município; possuir condições físicas comprovadas com atestado médico; e conhecer o regulamento dos jogos e modalidades específicas.

Os campeões do JEIs se classificam para o 1º Jogos Brasileiros dos Idosos, que acontece no período de 26 de setembro a 03 de outubro deste ano, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Assessoria de Comunicação/Sesport
Filipe Calmon