31/03/2010 15h27 - Atualizado em 05/05/2016 11h51

Sesport oferece 380 vagas para praticar esporte de graça

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) está oferecendo 380 vagas para praticar esporte de graça. As oportunidades são para crianças e adolescentes, com idade de 7 a 17 anos, moradores de Vitória, que queiram participar do projeto social Campeões de Futuro, iniciativa do Governo do Estado, promovido pela Sesport, em parceria com os 78 municípios capixabas. São oferecidas gratuitamente aulas de natação, ginástica rítmica e xadrez.

As atividades serão desenvolvidas no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira (Rua Coronel Schwab Filho), Vitória. Serão 100 vagas para os interessados em aprender jogar xadrez e acontecerão sempre nos horários de 8h30 as 10h30, e das 14h30 às 16h30.

As novidades são as aulas de natação e ginástica rítmica, uma vez que as atividades foram aprovadas pela Sesport nesta semana. No caso da natação, os alunos irão praticar na piscina do Centro de Treinamento, que foi reativada no último sábado (27). Para essa modalidade são oferecidas 180 vagas. As inscrições devem ser feitas no período de 30/03/10 a 09/04/10 no horário das 8 às 12 horas, na sala de xadrez da Sesport. O início das aulas será no próximo dia 26 de abrl.

A ginástica rítmica oferecerá 200 vagas e as aulas serão ministradas pela técnica da seleção capixaba e também do Clube dos Oficiais, Gizela Batista, responsável pelo treinamento de atletas como Emanuelle Lima, apontada como um futuro potencial olímpico, para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Para preencher uma das vagas é preciso se inscrever no período de 19/04/10 a 26/04/10, das 8 às 12 horas, na sala de xadrez da Sesport. O início das aulas será no próximo dia 10 de maio.

Além das modalidades oferecidas no núcleo da Sesport outras 169 vagas estão sendo oferecidas, pelo núcleo de basquete, em Antonio Honório, Vitória. Lá, as aulas acontecem de terça-feira a sexta-feira, sempre das 11 horas às 16h30. As inscrições devem ser feitas no próprio núcleo de basquete, que fica na Avenida Fernando Duarte Rabelo, na praça da polícia itinerante.

“Nosso objetivo é preencher todas as vagas e oferecer para essas crianças e adolescentes oportunidades para praticar esporte, tirando cada um deles do risco social e do perigo do envolvimento com drogas e a criminalidade de forma geral. Por isso, pedimos aos pais que nos ajudem nesse momento, levem seus filhos aos núcleos e os incentivem a participar desse projeto, pois ele trás resultados importantíssimos para a formação de um cidadão”, descreveu a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro.

Em 2009, 16 mil crianças e adolescentes foram atendidos e, muitos retirados da condição de risco social em todo Espírito Santo. Mas a meta para 2010 é ainda mais ousada. Com a projeção do Governo do Estado em investir mais R$ 1 bilhão em infraestrutura para que o Estado cresça ainda mais, a Sesport está planejando atender mais de 25 mil crianças, aumentando seus núcleos e apostando no esporte como uma forma de aprendizado na vida.

O papel da Sesport é capacitar os monitores de cada núcleo, além da compra dos equipamentos utilizados nas aulas. Uniformes dos alunos e dos monitores também são fornecidos pela Secretaria.

Alessandra Pontes, da comissão coordenadora do projeto Campeões de Futuro, explica melhor seu funcionamento. “Em 20 horas semanais, os estudantes praticam uma modalidade esportiva, orientados por um profissional de Educação Física e mais dois estagiários da área. O projeto realiza também palestras e passeios educativos. Além disso, as crianças recebem o acompanhamento bimestral do andamento na escola”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
Twitter: @sesport
Site: www.sesport.es.gov.br
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard