10/02/2011 20h35 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Sesport entrega materiais e uniformes aos núcleos de Campeões de Futuro e beneficia mil crianças e adolescentes de Vargem Alta e Afonso Claudio

Inclusão social pelo esporte. Esse é o objetivo maior do programa Campeões de Futuro, que oferece para mais de 22 mil crianças e adolescentes por todo o Espírito Santo. E é por meio do esporte que o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) pretendem aumentar o número de capixabas beneficiados.

Por isso, que a Sesport está ampliando o número de núcleos esportivos e repondo materiais esportivos e unifomes para que as atividades possam atender mais crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

Na tarde desta quinta-feira (10), o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, entregou materiais esportivos e uniformes aos núcleos dos municípios de Vargem Alta e Afonso Cláudio.

Em Vargem Alta, os cem alunos do núcleo de judô receberam novos tatames e quimonos. Além dele, o secretário anunciou a implantação de mais dois núcleos do programa de inclusão social, de ginástica rítmica, que vai beneficiar 100 meninas e um núcleo de futebol de campo, que vai envolver mais 100 crianças e adolescentes.

Clique aqui para ampliar!

O atleta de kickboxing Renato Lima Santos, campeão brasileiro, bicampeão pan-americano e campeão sul-americano em sua modalidade, fez a entrega do kit simbólico ao aluno Alerrandro Raimundo, que integra o núcleo de judô.

Em seu discurso emocionado, o atleta lembrou do início da carreira quando foi incentivado por seus pais, por isso, ele destacou a importância do envolvimento dos pais nas decisões esportivas.

“Independente de qualquer golpe nós caímos, mas precisamos levantar sempre. E os meus pais sempre acreditaram no meu sonho. Por isso, gostaria de pedir aos pais dessas crianças que dividam os sonhos de seus filhos e deem o primeiro empurrão, pois é esse gesto que fará de seu filho um campeão”, destacou.

O secretário Vandinho Leite também fez um discurso direcionado aos pais e para importância de se integrarem com os filhos. “Aqui nós podemos ter muitos campeões, mas muitos de vocês não seguirão como atleta de alto rendimento. Mas, gostaria que todos vocês carreguem os valores do esporte para a vida, que é o trabalho de equipe, a união, a ética. E gostaria de falar uma coisa para os pais. Minha mãe me incentivou muito e acreditou nos meus sonhos e foi por isso, que busquei alcançá-los. E são vocês pais os responsáveis por alimentar nesse sonho que vale a pena ser sonhado”, concluiu.

Após a entrega dos materiais e uniformes aos núcleos do programa Campeões de Futuro, o secretário, acompanhado do prefeito Elieser Rabello, visitou obras no município que possuem investimentos do Governo do Estado, como a unidade do Campo Bom de Bola e o ginásio poliesportivo municipal.

Afonso Claudio

Em Afonso Cláudio, o secretário participou de uma solenidade que lotou o ginásio municipal Eurico Rezende. No município foram entregues materiais esportivos e unifomes aos três núcleos que já estão em plena atividade.

Juntas, as modalidades de atletismo, ginástica rítmica e natação atendem 500 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos.

Clique aqui para ampliar!

O objetivo do projeto não é formar atletas de alto rendimento, mas com a quantidade de talentos que o Estado possui é quase impossível o Campeões de Futuro não revelar um talento. E Afonso Claudio já conta com dois grandes nomes de destaque estadual e nacional. A modalidade de atletismo ajudou a revelar Diego Gonçalves Freitas, 15 anos e quarto lugar nas Olimpíadas Escolares,etapa nacional, no ano passado, em Fortaleza (CE). Ao lado dele está Lorrainy Moraes, 13 anos, campeã estadual e destaque também nas Olimpíadas Escolares, ambos na categoria Salto em Altura.

Clique aqui para ampliar!

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite parabenizou o município pelo trabalho e destacou a importância do professor de educação física na formação dos alunos.

“Fiquei muito feliz por ver a vibração dos pais quando seus filhos se apresentavam. Nada substitui o papel do pai, mas o papel dos professores é fundamental, pois ele é um agente público de extrema importância para a formação do caráter dessas crianças que sentem a vontade de se interagir, de trabalhar em grupo de se unir. E o esporte é a forma mais positiva de inclusão social e que leva valores para a formação cidadão para o resto da vida”, destacou.