12/02/2012 17h02 - Atualizado em 05/05/2016 12h17

Sesport encerra Caravana Esportiva deixando legados em Jacaraípe

"A quarta edição da Caravana Esportiva passou, mas deixa um grande legado para 300 crianças e adolescentes que terão atividades esportivas e socioesportivas com as ações do projeto Esporte Pela Paz. Esse é o nosso objetivo maior, levar inclusão social e atividades educacionais e de formação para os que mais precisam". Foram com essas palavras que o secretário de Estado de Esportes e Lazer encerrou a quarta edição da Caravana Esportiva, realizada na praia de Jacaraípe, na Serra, durante o final de semana.

O legado descrito pelo secretário é referente aos dois núcleos do projeto Esporte Pela Paz, coordenado pela Sesport e que oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes, em Jacaraípe, mas que em breve estarão em todas as áreas com os maiores índices de vulnerabilidade social e que foram mapeadas pelo programa Estado Presente, do Governo do Estado.

A programação do evento que contemplou às famílias, contou com dois grandes desafios de futebol de areia com as vitórias de Vasco e Serra, sobre Flamengo e Rio Branco, respectivamente e ainda muita diversão com atividades recreativas e aulas educacionais sobre diversas modalidades esportivas.

As estruturas montadas na Praça Encontro das Águas atraiu muitas pessoas que aproveitaram o final de semana de forte Sol no balneário serrano. Além das crianças e adolescentes que acompanharam atentamente as aulas gratuitas de boxe, karatê, kickboxing, capoeira e jiu-jitsu ministradas por professores de educação física e atletas de alto rendimento, como a campeã sul-americana de kickboxing Thiara Milagres.

"É super importante para as crianças e adolescentes ter esse acesso ao esporte, até porque não é simples encontrar atividades gratuitas em locais de fácil acesso. E para nós atletas também é importante porque podemos ensinar, passar pra frente o que aprendemos ao longo dos anos de treinamento", frisou a atleta.

No primeiro dia de atividades que começou às 9h30 do sábado (11), Vasco e Flamengo lotaram a arena, para o tradicional "Clássico dos Milhões". Dentro de quadra estavam estrelas da seleção brasileira na atualidade como Bruno Xavier, Rafinha e Bueno, e do passado recente com Juninho e Júnior Negão que é o atual coordenador técnico do Vasco.

Clique aqui para ampliar!

Depois de três tempos de 12 minutos jogados debaixo de Sol escaldante, melhor para o Vasco que goleou o arquirrival por 4 a 1 e ficou com o troféu do desafio.

À tarde foi a vez da molecada aproveitar uma tarde inteira de atividades voltadas para elas. Com as oficinas das modalidades esportivas e com diversas opções de recreação, a tarde foi pouca e a diversão só teve fim às 23 horas.

No domingo (12), lá estava a arena recebendo outro desafio. Desta vez, o Serra reforçado por Bruno Xavier, Rafinha e pelo goleiro Mão, recebia o Rio Branco que vai representar o Espírito Santo na Copa Brasil de futebol de areia a partir de 6 a 11 de março, em Manaus. Melhor para o Serra que goleou o adversário por 4 a 2 e encerrou a programação da 4ª Caravana Esportiva com o troféu do desafio.