29/08/2012 15h20 - Atualizado em 05/05/2016 13h02

Sesport divulga o nome da entidade que fará a gestão do modelo olímpico capixaba

O Instituto de Desenvolvimento do Esporte e Ação Social, de São Paulo, será a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip responsável por gerenciar o modelo de gestão que será aplicado no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. A confirmação do nome da entidade foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO), após a instituição ter vencido o concurso de projetos promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

O Ideas, como é conhecida a Oscip, possui experiência em gestão de projetos esportivos e atualmente desenvolve o programa de detecção de talentos no Centro de Treinamento de Badminton da Chacrinha, no Rio de Janeiro, contratada pela Confederação Brasileira de Badminton.

No Espírito Santo, o Ideas colocará em prática o modelo de gestão desenhado pela Sesport e que recebeu recursos do Ministério do Esporte, para formação de novos atletas visando os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

O modelo de gestão capixaba permitirá a contratação de diversos profissionais que atuarão no dia a dia, não só na formação dos novos talentos do esporte do Espírito Santo, mas na detecção desses talentos e no treinamento dos atletas de alto rendimento que já representam o Estado em competições nacionais e internacionais.

Para reforçar o status de “celeiro” de novos talentos visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o Governo do Espírito Santo formalizou uma parceria com o Ministério do Esporte para a implantação do modelo de gestão olímpica no Estado. A parceria renderá ao Espírito Santo um investimento de R$ 16.216.133,47.

Esse investimento garantirá a contratação de 78 profissionais da área de formação, com reconhecida e comprovada experiência. Dentre eles estão técnicos e auxiliares técnicos, coordenador técnico, supervisor de desenvolvimento de modalidades olímpicas e preparador físico.

Além desses, o projeto contará com profissionais na área da saúde, como psicólogo, fisioterapeuta, médico, assistente social, enfermeira, nutricionista e massoterapeuta, que com a especialização em cada área farão o trabalho de acompanhamento dos atletas.

Serão formados atletas de ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol, natação e vôlei de praia, na primeira fase do período de formação, que pode ser desenvolvida a partir da definição do modelo de gestão do espaço. No segundo momento, quando as obras estiverem 100% concluídas, mais três modalidades – boxe, badminton e ginástica artística –, integrarão o modelo olímpico capixaba.

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho

Os trabalhos de formação de novos atletas e treinamento dos atletas de alto rendimento do Espírito Santo serão desenvolvidos no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho.

O espaço esportivo atualmente conta com dois ginásios poliesportivos, uma academia e uma piscina. Ele contará com investimentos de R$ 5.387.135,93 do Governo do Espírito Santo e passará por uma ampla reforma para ampliação.

Os mais de 25 mil m² de área passarão a contar, após a conclusão das obras, com um ginásio exclusivo para ginásticas artística e rítmica, um ginásio de lutas, duas quadras de areia para vôlei de praia e um parque aquático com uma piscina olímpica.

Para Fábio Luiz, embaixador do Comitê Capixaba 2016 e medalhista de prata no vôlei de praia nas Olimpíadas de Pequim em 2008, o início das obras para reforma e ampliação do Centro de Treinamento representa muito, não só para os atletas e paratletas de alto rendimento do Espírito Santo.

"Não apenas os atletas de ponta poderão voltar a treinar no Estado, mas a comunidade também será beneficiada por essa iniciativa do Governo do Estado. Estou muito feliz por presenciar esse momento e comprovar o compromisso do Governo com o esporte capixaba, que está investindo agora e enxergando a longo prazo. O Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho passará a ser uma referência olímpica no Brasil e para o mundo. Esse centro será um grande incentivo para nós, atletas, pois nos dará grandes condições para continuarmos lutando por títulos", frisa Fábio Luiz.

A primeira etapa do projeto de formação de atletas será desenvolvida nos equipamentos existentes. Após a conclusão das obras será possível a concentração de 100% das atividades dentro do novo Centro de Treinamento.



Resultado oficial


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard