20/04/2010 05h27 - Atualizado em 05/05/2016 12h05

Sesport define programação e local da III Conferência Estadual de Esporte

Projetar o esporte nacional no cenário internacional nos próximos 10 anos. Esse é o objetivo do Governo Federal, que em parceria com os governos estaduais está promovendo as Conferências Livres, Preparatórias, Municipais, Regionais e Estaduais do Esporte para debater as práticas esportivas e os planos de trabalho para tornar o Brasil não só no País do futebol, mas de todos os esportes.

E no Espírito Santo, após a realização das etapas regionais junto com as prefeituras, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) promove no próximo dia 24, das 8h30 às 19 horas, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra, a terceira edição da Conferência Estadual do Esporte.

Grupos vão debater os objetivos específicos do encontro: “Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, essa é a idéia principal do evento. Formarão os grupos, os delegados e suplentes eleitos nas etapas regionais, autoridades, secretários de esportes municipais, esportistas e membros da sociedade civil que quiserem participar do evento, que será aberto para a população em geral.

Consolidar o espaço de diálogo entre o Estado e a sociedade; mobilizar municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e do lazer; promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno de proposições ao plano decenal do Esporte e Lazer; avançar na construção do sistema nacional de Esporte e Lazer; consolidar a política nacional do esporte; votar e hierarquizar o plano de metas a ser levado pela delegação capixaba à III Conferência Nacional do Esporte, que se realizará em Brasília no período de 3 a 6 de junho de 2010; e eleger os delegados e delegadas, titulares e suplentes para a III Conferência Nacional do Esporte. Esses são os objetivos específicos do evento.

Para participar, os delegados, suplentes e convidados devem se inscrever no dia da Conferência Estadual, das 8h30 às 10 horas. No ato da inscrição o participante escolhe a linha estratégica que irá discutir. Porém, apenas os delegados já eleitos terão poder de voto. As linhas estratégicas são: sistema nacional de esporte e lazer; formação e valorização profissional; esporte, lazer e educação; esporte, saúde e qualidade de vida; ciência, tecnologia e inovação; esporte de alto rendimento; futebol; financiamento do esporte; infraestrutura esportiva e esporte e economia.

Para a secretária estadual de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, o envolvimento da Sesport e do Governo do Estado na organização do evento é fundamental. A secretária revela que o momento é de muito trabalho de todos os envolvidos, afinal, o Estado dará sua contribuição para que o País faça um planejamento do esporte nos próximos anos.

“Essa discussão é fundamental e enriquecedora. Estaremos contribuindo para avanços na gestão e organização do esporte brasileiro. Organizamos a etapa estadual com muita dedicação e acreditamos que o Espírito Santo dará valor a esse processo de âmbito nacional, que tende a consolidar o a política do esporte nacional”, descreveu.

Programação:

8h30 às 10 horas – Credenciamento
9 às 9h40 – Abertura Oficial (Palestra Inaugural)
9h40 às 10h10 – Aprovação do regimento
10h10 às 10h30 – Exposição do tema e linhas estratégicas