29/05/2009 13h40 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Sesport apoia Olimpíada Estadual das Apaes em Colatina

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) apóia a XII Olimpíada das Apaes do Espírito Santo. A competição, organizada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pelo Centro de Educação Especial Angela de Brienza foi aberta, na noite desta quinta-feira (28), no estádio da cidade. Aproximadamente 500 alunos participam, desta sexta-feira (29) até domingo (31), dos jogos que reúnem 27 delegações do Estado. As modalidades disputadas são: atletismo, futsal, natação, capoeira e ginástica rítmica.
Presente a cerimônia, o secretário da Sesport, Luciano Rezende, falou sobre a influência positiva que o esporte tem sobre as crianças e os adolescentes. “O esporte é um instrumento importantíssimo para a educação completa de qualquer ser humano. No caso da pessoa com deficiência, o esporte se torna ainda mais importante. Pois é a chave para a inclusão social e de aperfeiçoamento do processo educacional”, disse.

Rodolpho Luiz Dalla Bernardina, presidente da Federação das Apaes do Espírto Santo, ressalta o impacto das atividades lúdicas na qualidade de vida dos alunos especiais. “Esse evento acontece a cada três anos. Aqui serão selecionados os atletas para as Olimpíadas Nacionais em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em outubro. Junto com as variadas formas de arte, o esporte colabora para a elevação da auto-estima dessas crianças. Ensinando-as que é possível superar seus limites com treino e dedicação”, enfatizou.

Paulo Sérgio, ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol, prestigiou a cerimônia de abertura e deu seu depoimento pessoal sobre a Apae. “Eu tenho um sobrinho que é especial. Antes dele nascer eu era apenas um observador muito distante dessa realidade. Agora, aprendo com ele e com os alunos da Apae um pouco mais a cada dia”, contou.

Séfora Neto, 29 anos, atleta de ginástica rítmica da delegação de Vitória, gosta e acha importante competir. “Já vencer, depende do que os outros vão fazer”, comenta. Atrás dessa informação, explica a professora de Educação Física Marta Guarnier, está a consciência de que o importante é fazer o seu melhor.

“Os alunos são divididos em categorias de acordo com o sexo e o grau de comprometimento da deficiência. São quase 500 pessoas fora os familiares e acompanhantes”, explica Erval Galazza, presidente da Apae de Colatina e vice-presidente federação estadual da Apae.

Sobre a Apae-ES

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Para entrar em contato com a federação acesse o site: www.apaees.org.br

Programação:
Dia 29/05/09 (sexta-feira):
Das 8 às 17 horas – Competição de Atletismo - Local: Estádio Dr. Justiniano de Melo e Silva
Dia 30/05/09 (sábado):
8 horas – Torneio de futsal - Local: Colégio Marista
10h30 - Natação - Local: Colégio Marista
13 horas – Capoeira - Local: Ginásio de Esporte – ADEMC
14 horas – Disputa de 3º e 4º lugar - futsal - Local: Ginásio de Esporte – ADEMC
15 horas – Ginástica Rítmica - Local: Ginásio de Esporte – ADEMC
16 horas – Final de futsal - Local: Ginásio de Esporte – ADEMC
20 horas – Cerimônia de Encerramento - Local: Ginásio de Esporte – ADEMC
Dia 31/05/09 (domingo):
8 horas – Após café da manhã, retorno das delegações para suas cidades.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard