14/09/2011 09h29 - Atualizado em 05/05/2016 12h13

Sesport amplia as ações do Campeões de Futuro em Domingos Martins

As ações do projeto de inclusão social Campeões de Futuro foram ampliadas no município de Domingos Martins. Na noite desta terça-feira (13), o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, entregou materiais esportivos e uniformes aos novos alunos do núcleo de taekwondo, que passará a funcionar no distrito de Parajú.

Além deles, os alunos dos núcleos do distrito de Santa Isabel, que participam das aulas de natação e estudantes da sede do município, que praticam taekwondo, também receberam novos uniformes e materiais esportivos, ação que garante a continuação das atividades.

A reposição dos materiais beneficia 200 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, com idade entre 7 e 17 anos. Cem participam das aulas de natação, 60 participam das aulas de taekwondo na sede e outras 40 passam a praticar o taekwondo, em Parajú.

Clique aqui para ampliar!

A iniciativa foi comemorada pela comunidade e pelos pais dos alunos que compareceram a solenidade de entrega dos novos equipamentos.

O secretário Vandinho Leite destacou a importância das ações do Governo do Estado na área de inclusão social pelo esporte. Segundo o secretário, pela primeira vez, o esporte está sendo utilizado como um programa de Governo.

Clique aqui para ampliar!

“Quando assumi a Secretaria de Esportes e Lazer tinha convicção de que valores como ética, trabalho em equipe, união e respeito ao próximo faziam parte do esporte e, que ele é um importante aliado, ao lado da educação, na formação de cidadãos e de pessoas melhores. E o que nos fortalece é ver que o esporte está ajudando nas políticas públicas de combate à criminalidade, violência e ao consumo de drogas. É um programa de Governo que utiliza o esporte como um importante agente de formação”, ressaltou Vandinho.

O secretário apresentou também as ações do programa Esporte Pela Paz, que faz parte do programa Estado Presente. “Até o final do ano teremos 60 núcleos do Esporte Pela Paz, programa que, inicialmente, vai trabalhar com crianças, adolescentes, jovens e pessoas da terceira idade nas áreas de maior vulnerabilidade do Estado”, pontuou.

A secretária municipal de Educação e Esportes Adenilde Stein, destacou a importância das ações do Campeões de Futuro para os alunos e os reflexos na comunidade.

“Sempre digo que essas crianças e adolescentes, que estão envolvidas no Campeões de Futuro, são campeãs para nós, munícipes. Porque elas, por meio do esporte, aprendem esses valores e nos ensinam, nos retribuem sendo pessoas melhores, ativas e mais envolvidas com as ações da comunidade, do município”, enfatizou.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional, para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação. Em um projeto a médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos implantados estão em constante avaliação para que novos núcleos sejam cedidos e desenvolvidos pelos municípios capixabas.

Em cada núcleo, 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

Facebook: Asscom Sesport