24/07/2012 09h15 - Atualizado em 05/05/2016 12h58

Sesport abre seleção para criar modelo de gestão do CT Jayme Navarro de Carvalho

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) começou a receber propostas de entidades de direito privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, com o objetivo de formalizar uma parceria para prestação de serviços de Gestão Olímpica do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória. Ele será um dos centros no Brasil formadores de atletas de alto rendimento, visando os Jogos Olímpicos Rio 2016, em parceria com o Ministério do Esporte.

O recebimento das propostas foi iniciado nesta segunda-feira (23) e será encerrado no dia 21 de agosto. Os interessados devem protocolar os projetos na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória, onde funciona a sede da Sesport e o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, das 8 às 17 horas. A abertura dos envelopes, contendo a documentação e proposta, ocorrerá no dia 22 de agosto de 2012, às 14 horas, no auditório da Sesport. O resultado será homologado 15 dias após o término do recebimento das propostas.

De acordo com o edital de seleção (disponível para download no campo licitações, no site da Sesport), os interessados em participar desta Seleção de Projetos deverão realizar visita técnica previamente agendada ao Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho.

Com a gestão do centro será possível administrar e planejar o investimento de R$ 12.920.927,30 que será realizado pelo Governo Federal. Recurso que garantirá a contratação de 78 profissionais da área de formação, com reconhecida e comprovada experiência. Dentre eles estão técnicos e auxiliares técnicos, coordenador técnico, supervisor de desenvolvimento de modalidades olímpicas e preparador físico.

O projeto também contará com profissionais na área da saúde, como psicólogo, fisioterapeuta, médico, assistente social, enfermeira, nutricionista e massoterapeuta, que farão o trabalho de acompanhamento dos atletas.

Esses profissionais serão responsáveis por formar atletas de ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol, natação e vôlei de praia, na primeira fase do período de formação, que pode ser desenvolvida a partir da definição do modelo de gestão do espaço. No segundo momento, de acordo com o planejamento que será traçado, mais três modalidades – boxe, badminton e ginástica artística – integrarão o modelo olímpico capixaba.

Além destes, serão contratados profissionais que trabalharão com inicialização e formação de base. Eles serão responsáveis pelas escolinhas de basquete, voleibol, futsal, handebol, natação, ginástica rítmica, lutas (karatê, judô, jiu jitsu, taekwondo e capoeira), vôlei de praia e xadrez.

"É um grande complexo esportivo que receberá investimentos do Governo do Estado e do Ministério do Esporte para ser um centro de excelência modelo no Brasil. Esse é o primeiro centro que está sendo construído nesses moldes e está sendo observado por outros estados. Além disso, nosso modelo de gestão e projetos para formação de atletas vem chamando a atenção das Confederações nacionais, que estão se tornando nossos parceiros para o desenvolvimento deste, que é um projeto olímpico de detecção, captação e formação de novos atletas. O objetivo do Brasil é estar entre os 10 países no quadro geral de medalhas em 2016 e estamos orgulhosos em fazer parte desse projeto", ratificou Vandinho Leite, que é o coordenador do projeto ES Olímpico.

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho

São mais de 25 mil m² de área. Além da sede administrativa da Sesport, dos dois ginásios poliesportivos e da academia - que são estruturas existentes e em funcionamento -, a área terá um ginásio exclusivo para ginásticas artística e rítmica, um ginásio de lutas, duas quadras de areia - para vôlei de praia, e um parque aquático com uma piscina olímpica.

Serão investidos para a reforma e ampliação do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho R$ 5.387.135,93, com recursos provenientes do Governo do Espírito Santo. O contrato com a empresa Nasaib Construtora e Incorporadora garante a entrega da obra no prazo de 450 dias corridos.

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte Ricardo Leyser parabenizou o Espírito Santo pela agilidade na captação do recurso, no atendimento aos prazos para formalizar a parceria com o Ministério do Esporte e na execução do modelo de gestão.

"O Espírito Santo está à frente do Brasil no planejamento para formação e captação de recursos e agora conta com um novo Centro de Treinamento. Quem tem a ganhar é o povo capixaba, o esporte do Estado e o esporte brasileiro que agora conta com um novo centro formador de novos talentos para o Rio 2016", afirmou Leyser na assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do CT Jayme Navarro de Carvalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard