18/08/2009 06h50 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Seleção Brasileira participa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica na Bielorrússia

A Seleção Brasileira de ginástica rítmica participará da Copa do Mundo de Minsk, na Bielorrússia, no sábado (22) e domingo (23). A equipe e a técnica capixaba Mônika Queiroz viajam nesta terça-feira (18). As seis ginastas farão apresentação de conjunto no sábado (22).

Esta equipe compete pela primeira vez em uma Copa Mundial. A técnica, Mônika Queiroz, comenta a participação das ginastas na competição: “Esta formação da seleção é nova, elas treinam juntas há apenas dois meses. A Copa de Minsk será uma ótima oportunidade de aprendizado e uma grande experiência, para, consequentemente, alcançarmos bons resultados nas próximas competições”, avalia.

A ginasta Natália Peixinho espera conseguir um resultado melhor que o décimo primeiro lugar conquistado no último mundial. “Mesmo sendo uma nova equipe e treinando há pouco tempo, acredito em um resultado melhor. Estamos bem treinadas e preparadas. Temos condições de voltar satisfeitas”, disse sem revelar qual a posição que almejam.

Na próxima segunda-feira (24), a Seleção participará de um estágio de treinamento na Bulgária, local de surgimento da modalidade, até o dia 09 de setembro. Do dia 10 ao dia 13 de setembro, a equipe vai para Mie, no Japão, para se apresentar no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.

As ginastas da seleção treinam no Espírito Santo desde o dia 15 de junho. As meninas Ana Paula Alencar (PR), Ana Paula Ribeiro (ES), Jéssica Oliveira (PR), Lais Lopes (SP), Nathane Garcia (MG) e Natália Peixinho (SP), buscam vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

O Governo do Estado, por intermédio da Sesport, cede o ginásio, custeia os treinamentos, a locomoção interna e a alimentação das meninas. A Universidade de Vila Velha (UVV), além de oferecer bolsa de estudos para três das seis atletas, faz o acompanhamento nutricional e fisioterápico da equipe.

Os treinamentos diários para o próximo ciclo olímpico são realizados no Ginásio Audifax Barreto, na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, em Bento Ferreira, Vitória. As ginastas são comandadas pela técnica e árbitra internacional da modalidade, a capixaba Mônika Queiroz.

A rotina da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica é de treinos durante o dia e aulas à noite. Segunda, terça, quinta e sexta-feira treinos ocorrem das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas; nas quartas-feiras e no sábado, treinos das 08 às 12 horas, com folga no domingo. As noites, durante a semana, são dedicadas às aulas. Três meninas fazem faculdade e as outras três cursam o Ensino Médio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
Texto: Mariana Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard