10/06/2009 15h12 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica será apresentada nesta segunda (15)

O Espírito Santo será novamente ‘a casa’ da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. As atletas que buscarão vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012, serão apresentadas à sociedade capixaba, nesta segunda-feira (15), às 18 horas, no ginásio Audifax Barreto, na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória.

O secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, e a presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica, Dalza Batista, recepcionarão as meninas lideradas pela técnica capixaba, Mônika Queiroz. Para abrilhantar a noite, serão realizadas três demonstrações de ginástica rítmica durante o evento, que contará, ainda, com as presenças da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Maria Luciene Resende, e da coordenadora de Seleções de Ginástica, Maria Cristina Vital.

“Estaremos confirmando o apoio necessário para manter o treinamento da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica no Espírito Santo. É uma experiência que deu certo, ao ponto de termos sido recomendados à CBG pelas próprias atletas“, afirma o secretário Luciano Rezende.

Para a presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica, Dalza Batista, sediar os treinamentos da principal equipe de ginástica rítmica do País é uma grande vitória. “Desta vez, a conquista foi ainda maior. Como não teremos outras equipes de GR treinando em paralelo, nem de ginástica artística, pois cada atleta treinará no seu clube, a briga para ser sede foi maior. No ciclo anterior, encerrado em Pequim 2008, eram seis centros de treinamento, neste, será apenas no Espírito Santo”, comemora.

Mônika Queiroz, treinadora da Seleção, ressalta o papel decisivo do Governo do Estado como parceiro deste projeto. “Aqui, no Espírito Santo, a ginástica é um projeto de Governo, não só da iniciativa privada. É uma parceria de estrutura. Isso faz a diferença na hora da escolha”, enfatiza.

O Governo do Estado, por intermédio da Sesport, cederá o ginásio, custeará os treinamentos, a locomoção interna e a alimentação das meninas. A Universidade de Vila Velha (UVV), além de oferecer bolsa de estudos para três das seis atletas, fará o acompanhamento nutricional e fisioterápico da equipe.

As atletas convocadas para a seleção permanente são: Ana Paula Alencar (PR), Ana Paula Ribeiro (ES), Jéssica Oliveira (PR), Lais Lopes (SP), Nathane Garcia (MG) e Natália Peixinho (SP), esta última remanescente do último ciclo olímpico. “Eu e a Peixinho, vamos recebê-las com todo carinho. Vamos passar as instruções para mantermos a casa em ordem e vamos levá-las para conhecer a cidade e o Estado. Como eu sou de Guarapari, fico com elas a semana toda e quem sabe não passamos um domingo por lá?”, projeta a atleta capixaba Ana Paula Ribeiro.

Os treinamentos para o próximo ciclo olímpico serão realizados no local da apresentação desta segunda-feira (10) e serão comandados pela técnica e árbitra internacional da modalidade, Mônika Queiroz. “O nosso primeiro desafio será o campeonato mundial em setembro, a partir daí diversas outras competições servirão como preparação para o Pan-Americano e para as Olimpíadas de Londres”, explica.

A rotina da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica será de treinos durante o dia e aulas à noite. Segunda, terça, quinta e sexta-feira treinos ocorrem das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas; nas quartas-feiras e no sábado, treinos das 08 às 12 horas, com folga no domingo. As noites, durante a semana, serão dedicadas às aulas. Três meninas farão faculdade e as outras três concluirão o Ensino Médio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard