22/01/2012 11h19 - Atualizado em 05/05/2016 12h17

Secretário Vandinho Leite abre série de visitas nos municípios que receberão obras do Governo do ES

Santo Antônio do Muqui, Sumidouro e Barra Limpa. Os distritos de Mimoso do Sul, Muqui e Jerônimo Monteiro, respectivamente receberão R$ 1 milhão em investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). E ao longo da última sexta-feira (21) os moradores das três comunidades receberam a visita do secretário Vandinho Leite que apresentou os projetos e garantiu que as obras serão iniciadas em breve.

O secretário levou os projetos das quadras de Santo Antônio do Muqui e de Sumidouro, que serão construídas e o projeto que garante a construção de vestiários e cantina na quadra de esportes de Barra Limpa.

Clique aqui para ampliar!

"Nosso objetivo é ser transparente e contar com o apoio da população dessas localidades que são os mais favorecidos por essas obras. É por isso que estamos criando essa agenda de trabalho. Estamos visitando cada local, explicando o objetivo da obra, ouvindo as reivindicações e anseios dos moradores, pois eles também fazem parte deste processo, já que as obras serão ferramentas de inclusão social e integração das comunidades", destacou Vandinho.

Em Santo Antônio do Muqui, Vandinho ouviu da população que a construção da quadra poliesportiva é um sonho aguardado a mais de 12 anos. E viu de perto o quanto a obra pode modificar no dia a dia da comunidade.

"Quando chegamos ao distrito vimos que mesmo com o mato na altura dos joelhos, as crianças corriam atrás da bola e tentavam jogar futebol. E nem mesmo quando a bola caiu no rio, que passa nos fundos do terreno eles pararam de jogar. Ou seja, o esporte movimenta a comunidade mesmo sem estrutura adequada. Com o convênio assinado, visitamos o espaço, reunimos a comunidade e explicamos o projeto. É uma forma de prestar contas, uma satisfação aos moradores", explicou.

Clique aqui para ampliar!

Em Sumidouro a comunidade beneficiada está localizada ainda mais longe da sede do município de Muqui, o que também chamou a atenção do secretário Vandinho Leite. Em reunião com o prefeito municipal Nicolau Esperidião e com lideranças comunitárias, o secretário destacou a importância da obra não só para os moradores de Sumidouro.

"Obras como essa ratificam o nosso compromisso em descentralizar os investimentos que o Governo do Estado vem planejando para 2012. Além disso, garante outra premissa do governador Renato Casagrande que é levar qualidade de vida, oportunidades e inclusão social para aqueles que mais precisam das políticas públicas desenvolvida pelo Governo do Estado", garantiu Vandinho.

Com os moradores locais o secretário trocou ideias para que o projeto seja desenvolvido com qualidade e transparência.

Vandinho Leite encerrou a agenda de trabalho no distrito de Barra Limpa. Em Jerônimo Monteiro ele foi recepcionado pelo prefeito em exercício Ary Porto, por secretários municipais e lideranças do distrito.

Na localidade, Vandinho apresentou a planta do projeto e discutiu com os moradores a obra que vai beneficiar cerca de duas mil famílias que moram na comunidade. "A ideia era apresentar o projeto e ouvir os anseios dos moradores, mas acabamos sendo surpreendidos porque a visita acabou se transformando em uma importante reunião com as lideranças e com a comunidade que nos recepcionou muito bem. Explicamos que o projeto será desenvolvido e que convênio que garante o repasse para a execução da obra está garantido", concluiu.

Santo Antonio do Muqui, em Mimoso do Sul contará com recurso de R$ 286.183,01 para construção da quadra poliesportiva coberta, que será equipada com traves, tabelas de basquete e postes para sustentação de redes de vôlei.

Sumidouro, em Muqui também terá uma quadra poliesportiva nova. Com repasse de R$ 615.059,93 também será possível garantir que o equipamento conte com cobertura, traves, tabelas de basquete e postes para sustentação de redes de vôlei.

Já Barra Limpa, em Jerônimo Monteiro, receberá do Governo do Estado o repasse de R$ 110 mil que vão permitir a construção de vestiários e cantina que ficarão em anexo com a quadra esportiva da comunidade.