08/11/2012 18h26 - Atualizado em 05/05/2016 13h05

Rio 2016: Espírito Santo será a casa da Seleção Australiana de natação

O Espírito Santo será a casa da Seleção Olímpica da Austrália para o período de treinamento antes dos Jogos Olimpicos Rio 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (08), pelo governador Renato Casagrande, pelo secretário de Estadual de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e pelo treinador da seleção australiana Leigh Nugent, que veio a Vitória (ES) conhecer as instalações esportivas capixabas, junto a uma comitiva de especialistas.

O local escolhido para os treinamentos foi o Centro Olímpico Jayme Navarro Carvalho, na capital capixaba, que está sendo reformado para atender atletas de alto rendimento em nove modalidades.

Para o governador Renato Casagrande, a decisão australiana é fruto do trabalho do investimento que o Estado vem realizando de olho nos grandes eventos esportivos que se aproximam. “Estamos nos preparando há algum tempo para esse momento. Estamos mudando nossa estrutura, investindo para que o Estado possa receber delegações tanto para a Copa do Mundo, quanto para as Olimpíadas, e a vinda dos australianos para o Espírito Santo representa que estamos no caminho certo”, afirmou.

Responsável pela negociação entre o Estado e a comitiva estrangeira, o secretario Vandinho Leite comemorou a escolha de Vitória pelos australianos. “Nós fomos escolhidos porque mostramos a eles que temos infraestrutura, uma logística privilegiada e, acima de tudo, porque estamos trabalhando para inserir o Espírito Santo na rota dos grandes eventos esportivos”.

Parceria

Além de disponibilizar instalações esportivas, o acordo entre o Estado e os australianos incluem uma cooperação técnico-científica e intercâmbios entre atletas e treinadores dos dois países.

Para o treinador Leigh Nugent, ambos os países têm a ganhar com esse acordo. “O Brasil está se preparando para receber uma Olimpíada e está investindo no esporte, isso é muito importante”, opinou. Leigh adiantou, ainda, que a delegação da natação australiana deverá ser composta por cerca de 70 pessoas, em 2016, entre atletas, técnicos e apoio.

Satisfeito com o desfecho das negociações, o gerente de Alto Rendimento da Seleção, Bernand Savage falou sobre os pontos que pesaram para a escolha da capital capixaba para sede dos treinos australianos até 2016. “Além do clima parecido e da proximidade com o Rio de Janeiro, o Centro Olímpico foi muito importante para nossa decisão, pois vai nos dar todas as condições de treinamentos que precisamos”, afirmou

Potência da natação

Sede dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney, o País já revelou astros como o “torpedo australiano” Ian Thorpe, dono de nove medalhas olímpicas.

Nas duas últimas Olimpíadas, a natação australiana acumulou trinta medalhas, sendo sete de ouro. Nos jogos de Pequim (China), realizados há quatro anos, a Austrália só somou menos medalhas do que os Estados Unidos, na natação.

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho

São mais de 25 mil m² de área. Além da sede administrativa da Sesport, dos dois ginásios poliesportivos e da academia - que são estruturas existentes e em funcionamento -, a área terá um ginásio exclusivo para ginásticas artística e rítmica, um ginásio de lutas, duas quadras de areia - para vôlei de praia, e um parque aquático.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Sérgio Rangel
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard