25/05/2009 15h38 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Reforma completa do CT Jayme Navarro começa pelo muro

A reforma do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), localizada em Bento Ferreira, Vitória, começa pelo muro que o cerca. A estrutura de tijolos já começou a ser derrubada e será substituída por um gradil que permitirá a visualização do interior do Centro de Treinamento.

Segundo o secretário da Sesport, Luciano Rezende, a substituição do muro por um gradil é um ato simbólico. “Queremos abrir o CT para a sociedade e o desporto escolar. E o primeiro sinal será tirar este muro e colocar uma estrutura transparente que possa transformar o CT num parque visível e de uso de toda a comunidade”, anuncia.

Paulo Emílio Arnsholz, responsável técnico pela reforma do muro afirma que a obra deve terminar antes do prazo estipulado. “Começamos a demolição no dia 04 de maio e já derrubamos 130 metros de muro. Tenho até o final de outubro, mas pretendo terminar antes. Essa parte do muro que divide o CT com o campo do Vitória FC será só de bloco, o restante será em gradil.”, afirma.

O restante da reforma do CT, em fase final de detalhamento para publicação de edital e licitação da obra, contempla a construção de dois ginásios, sendo um de lutas e outro de ginástica artística e rítmica; um centro de treinamento de alto nível de vôlei de praia e futebol de areia; e a reforma da piscina com aquecimento. “O ginásio de lutas poderá sediar os treinamentos da Seleção Brasileira permanente de judô, como é feito com a ginástica rítmica. E, já solicitamos à prefeitura de Vitória a calçada cidadã em volta de todo o quarteirão com metragem para caminhada”, complementa Luciano Rezende.

Para ele, a utilização intensiva do parque esportivo do Centro de Treinamento também passa pelo uso comunitário. “Nós já começamos a disponibilizar nosso parque para a sociedade. Os atletas que representam o Estado em competições nacionais fazem uso da academia e dos ginásios. Aumentamos o número de aulas de ginástica para a comunidade e o paradesporto já vai começar a utilizar esses locais para treinamento de suas equipes”, enumera.

Fazem uso diário do Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho e da academia; as atletas do time de vôlei do Saldanha da Gama, os atletas de handebol masculino do Praia Tênis Clube os atletas de futsal do Álvares Cabral. A Seleção Brasileira e a Seleção Capixaba de ginástica rítmica treinam diariamente no ginásio Audifax Barreto, também da Sesport. E os atletas da Seleção Capixaba de natação têm acesso livre à academia.

Treinaram no CT Jayme Navarro de Carvalho, este ano, os atletas do time de vôlei do Álvares Cabral, que representaram o Estado na Superliga Nacional de Vôlei e os atletas do Cetaf e do Saldanha da Gama, representantes do Estado no Novo Basquete Brasil (NBB), competição nacional de basquete masculino.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914