24/10/2013 13h00 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Psicologia do esporte é tema de workshop

A preparação de um atleta para competições tem envolvido muito mais do que treinos e testes de esforço físico. Atualmente, na tentativa de alcançar um rendimento superior e prezar pela saúde do desportista, todos os detalhes possíveis estão sendo levados em consideração: desde aspectos genéticos, técnicos e táticos até o treinamento psicológico, condição importante para grande desempenho em competições de alto nível.

Para enfatizar a importância ao seu corpo técnico e a profissionais e estudantes da área de educação física, o Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), que conta com um psicólogo à disposição dos atletas, convidou os especialistas Nuno Corte-Real, professor da Universidade do Porto (Portugal), ligado ao Gabinete de Psicologia da Faculdade de Desporto, mestre em Promoção da Saúde e doutor em Ciências do Desporto pela mesma universidade, e Paulo Castelar Perim, licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra (Portugal), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal), para proferir um workshop, neste sábado (26), no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória.

Com o tema “Psicologia do Esporte: princípios e métodos”, o workshop tem como objetivo tratar de aspectos diversificados que compõem a psicologia do esporte na contemporaneidade enfatizando o alto-rendimento. A capacitação contará com partes teóricas e oficinas, onde os participantes poderão vivenciar alguns saberes adquiridos durante o curso.

"A presença de uma equipe multidisciplinar na área esportiva é o que tem feito os atletas de alto rendimento alcançarem resultados cada vez mais positivos. Por isso, o Governo do Espírito Santo investe em todo o viés do esporte pensando na formação dos esportistas em um todo. Mas o diferencial para a nossa realidade atual, em que os atletas estão cada ver mais bens preparados no físico e nutricional, pode estar no psicológico. Por isso, vamos trazer referências nesta área para abordar o assunto e enriquecer a qualidade dos profissionais capixabas", frisou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Quem concorda é o coordenador pedagógico do COES, Márcio Azevedo. "O alto nível técnico e físico que atletas de alto rendimento têm alcançado na preparação para competições de alto nível, evidenciam cada vez mais a necessidade também de um preparo psicológico para obtenção de resultados positivos. Este aspecto pode se tornar o grande diferencial para o alcance das metas propostas), destacou o coordenador.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport

Raquel Medeiros
R2M Comunicação e Marketing
raquel@r2mcomunicacao.com.br
(27) 3181-0269/ 9922-2566
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard