29/10/2013 15h14 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Projeto Praça Saudável Adequação amplia inclusão social por meio do esporte e lazer

As vidas de moradores de várias cidades capixabas estão sendo transformadas pelo projeto Praça Saudável Adequação. Até o mês de outubro, 49 praças de municípios do interior do Espírito Santo foram adequadas para ofertar, gratuitamente, a prática de exercícios físicos para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Para o morador de Pinheiros, Tiago Santos Silva, a adequação vem para trazer mais qualidade de vida. “Fico feliz quando chegam investimentos na nossa cidade voltados para nós, cadeirantes. Esta academia vai ajudar muito a mim e a meus colegas, ainda mais com um professor disponível para nos instruir. O Governo do Estado está de parabéns por pensar em cada detalhe que faz muita diferença na vida dos moradores que não têm condições de pagar por este serviço”, disse satisfeito.

“Eu e meu filho de 10 anos estamos um pouquinho acima do peso e esta academia vai nos ajudar a cuidar melhor da nossa saúde. Se não fosse este investimento eu não teria como me exercitar junto com ele, porque tenho mais dois filhos e não teria como pagar academia para dois”, frisou a moradora de Pedro Canário, Luiza Martins.

“Essa é a nossa meta. Integrar as famílias em um espaço de lazer e promoção da saúde por meio de exercícios físicos. Ainda temos 96 adequações para fazer em todo o Estado e 45 novas praças para construir. Isso é sinônimo de mais qualidade de vida para a população. Porque uma comunidade que pratica atividades físicas é uma comunidade mais saudável”, ressalta o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Os municípios que já contam com a Praça Saudável Adequação são: Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Colatina, Itaguaçu, Itarana, Piúma, Fundão (3), Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Dores do Rio Preto, Mimoso do Sul, Ecoporanga, São Mateus, Rio Bananal, Mantenópolis (2), Pedro Canário, Pinheiros (2), São José do Calçado, Alegre, Jerônimo Monteiro, Conceição da Barra, Águia Branca, Linhares, Divino de São Lourenço, Brejetuba, Serra/Pestalozzi, Ecoporanga, Ponto Belo (2), Marechal Floriano (2), Mucurici, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Jaguaré, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Iconha, Vitória, Afonso Cláudio, Governador Lindenberg, Nova Venécia e Irupi.

Praça Saudável

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 121 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida. Além dos aparelhos, o município receberá um kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participarão das atividades receberão uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente.

Na segunda categoria, o projeto visa à construção de 45 novas praças também adequadas para a prática de exercícios. Elas serão divididas da seguinte forma: 20 na Região Metropolitana – priorizando as áreas atendidas pelo Programa Estado Presente, e as outras 25 entre as microrregiões do Estado. As praças poderão ser construídas nos tamanhos de 1.500, 2.000 e 2.500 m², de acordo com a área disponível de cada município beneficiado.

A praça será contemplada com núcleo de orientação ao exercício, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada e área de convivência, recreação e lazer. Tendo como diferencial a presença constante de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

O investimento total do projeto é de mais de R$ 40 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / (27) 3636-7027
assessoria.sesport@gmail.com
www.sesport.es.gov.br
Twitter: @sesport
Youtube: Sesport
Texto: Kárita Iana
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard