18/06/2009 13h26 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Projeto ‘Campeões de Futuro’ capacita 36 professores e 70 estudantes de Educação Física

As aulas do curso de capacitação do Projeto Estadual de Inclusão Social Campeões de Futuro começaram nesta quinta-feira (18) e continuam até este sábado (20), para 36 professores da rede pública e 70 estudantes de Educação Física. O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

“O Campeões de Futuro é o projeto de maior importância social da Sesport. Ele oferece uma janela de oportunidade a meninos e meninas em risco social. A capacitação, o envolvimento e a compreensão desse projeto são fundamentais para o êxito deles. Por isso estamos investindo nestes professores e estudantes, e faremos mais na medida em que o projeto for se expandindo pelo Estado”, afirma Luciano Rezende, secretário estadual de Esportes e Lazer.

Durante os três dias de curso serão ministradas palestras pela manhã e à tarde para os profissionais, que atuarão nas modalidades de futebol de areia, basquetebol, vôlei, atletismo, ginástica rítmica e lutas associadas.

“A alimentação, o treinamento e o transporte durante as aulas são de responsabilidade da Sesport, assim como a hospedagem daqueles provenientes do interior do Estado”, explica Cássio Fassarela, um dos coordenadores do projeto.

Segundo a professora do curso de capacitação para a modalidade de ginástica rítmica, a treinadora da Seleção Brasileira da modalidade e árbitra internacional, Mônika Queiroz, o curso é uma adaptação de conteúdo para profissionais da área. “Além da divulgação da modalidade por todo o Estado, o Projeto Campões de Futuro está viabilizando a formação de um amplo quadro de profissionais capacitados na ginástica rítmica. Com isso, o nosso esporte, que já é referência nacional, tende a crescer ainda mais”, analisa.

O professor do curso da modalidade de lutas associadas, Marcelo Vicentini comemora a iniciativa do Governo do Estado. “É inovadora. A primeira vez que um curso como esse acontece no nosso Estado. Como vice-presidente da Federação Espírito-Santense de lutas associadas só tenho a comemorar, pois com certeza a modalidade se desenvolverá muito mais a partir de agora”, diz.

Os profissionais em capacitação fazem parte do Projeto Estadual Campeões de Futuro, que leva atividades esportivas a 5.500 crianças e adolescentes de 34 municípios capixabas. Os professores de educação física são indicados pelas prefeituras. Além disso, as bolas, tatames, quimonos, uniformes, redes e todo o material utilizado para a prática esportiva são cedidos pelo Governo do Estado por meio da Sesport.

Allan Nazareth, formado em Educação Física, foi o professor indicado pelo município de Itapemirim para coordenar as atividades de ginástica rítmica do núcleo local do Projeto Campeões de Futuro. “O curso é muito oportuno. É a oportunidade perfeita para adquirir as noções específicas da modalidade e aperfeiçoar o conteúdo aprendido na universidade”, assinala.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard