20/12/2012 20h57 - Atualizado em 05/05/2016 13h14

Prêmio Melhores do Esporte revela vencedores do ano no esporte capixaba

Na noite de gala do esporte capixaba, duas estrelas brilharam mais forte. O jogador de vôlei de praia Alison Cerutti e a triatleta Pâmella Oliveira foram coroados atletas do ano no Prêmio Melhores do Esporte, oferecidos anualmente pelo Governo do Estado ao esportistas capixabas. Medalhista de prata dos Jogos Olímpícos, Alison foi escolhido por um júri especializado, já Pâmella foi a favorita do público, que a elegeu em voto popular. A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (20), no Cerimonial Steffen, na Serra.

No evento, estiveram presentes o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, deputados estaduais, dirigentes esportivos, presidentes de federações, pais e familiares dos atletas, além de diversos outros convidados.

Renato Casagrande parabenizou todos os premiados e demais capixabas que ao longo de 2012 treinaram, competiram, suaram e representaram com honra o nome do Espírito Santo em competições nacionais e internacionais.

"Não sou atleta, mas já fui. E governar o Estado tem muita semelhança com ser um atleta. Precisamos estar preparados para muitos desafios. Por isso, é bom saber que podemos usar o esporte como instrumento de prevenção às drogas e à criminalidade. Assim como, podemos usar o Estado para dar luz a atletas que levam o Espírito Santo para todo o mundo", afirmou o governador.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite agradeceu aos atletas premiados e ratificou o compromisso do Governo em continuar desenvolvendo políticas públicas, para gerar oportunidades.

"Nós acreditamos que o esporte traz laços importantes de respeito com a comunidade e por isso temos três projetos de inclusão social. O Campeões de Futuro, o Esporte pela Paz e o Esporte pela Paz - Segundo Tempo. Temos políticas públicas importantes, como as Praças Saudáveis e investimento em competições escolares. Também estamos investindo em estrutura e no apoio para atletas de alto rendimento, com o bolsa atleta e a construção de espaços esportivos e do Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho. Assim, fechamos o ciclo de inclusão social, formação de atletas e do foco no alto rendimento para fazer os atletas do Espírito Santo campeões e, acima de tudo, formar cidadão por meio do esporte", finalizou Vandinho.

Premiação

O Prêmio Melhores do Esporte 2012 encerra o ano vencedor do jogador de vôlei de praia, Alison Cerutti e da triatleta Pâmella Oliveira. Nas areias, o jogador de 2,03 teve um ciclo olímpico repleto de conquistas, coroado com a medalha olímpica nas quadras de Londres 2012.

“Eu devo muito ao meu Estado e agradeço muito ao Governo do Espírito Santo. Estou muito feliz por ganhar esse prêmio porque temos aqui grandes atletas, que também merecem este prêmio. Neste ano conquistei a prata nas Olimpíadas, mas vou lutar muito por essa medalha de ouro em 2016, no Rio de Janeiro", afirmou Alison.

Pâmella Oliveira teve, neste ano, motivos de sobra para comemorar. Após começar 2012 desacreditada e longe da vaga olímpica, ela surgiu como um das principais revelações do circuito mundial. Sagrando-se campeã mundial militar e destacando-se em diversas etapas internacionais de triathlon, coroando seu ano com a participação olímpica.

Eleita por 838 votos em um total de 2.323, a triatleta concorreu com nomes de peso, como os melhistas olímpicos Yamaguchi e Esquiva Falcão, do boxe, o próprio Alison, Anderson Verejão, do basquete, entre outros.

Além das estrelas da noite, premiados, 124 atletas e paratletas concorreram ao prêmio de melhores do ano em suas modalidades.

Reconhecimento

Junto com os atletas e paratletas homenageados, a empresa Vale S.A. recebeu um troféu especial, como reconhecimento ao investimento no esporte. Em agosto deste ano, uma parceria com a Sesport, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, disponibilizou R$ 1,5 milhão para o órgão público. A verba foi utilizada para cobrir os gastos com a coordenadores, professores, agentes socio-esportivos e estragiários do Projeto Esporte pela Paz .

O Prêmio Melhores do Esporte

O Prêmio Melhores do Esporte foi criado em 2006. A primeira premiada foi a ex-maratonista aquática Maria da Penha Cruz, a Pepenha. Em 2007, o prêmio coroou um ano fantástico de Buru, que foi também escolhido pela Fifa o melhor jogador do mundo no futebol de areia. Após um ano sem o prêmio, em 2009, a vitória foi da triatleta Pâmella Oliveira. Em 2010 foi a vez da ginasta Emanuelle Lima levar o troféu. Em 2011 e 2012, o medalhista olímpico Alison Cerutti se tornou bicampeão do prêmio.

Melhores de cada modalidade:
Aquática: Alexandre Burini
Atletismo: Alequessandro de Paula
Automobilismo: Fabrício Laurett
Badminton: Daniela Perim
Basquete: Anderson França Varejão
Beach Soccer: Bruno Malias Mendes
Body Boarding: Neymara Rocha De Carvalho
Boxe Esquiva: Falcão Florentino
Capoeira: Dulcinéia Oliveira Pereira Cabral
Ciclismo: Alexandre Silva Cardoso
Corrida De Aventura: Thiago Alves Mol