06/11/2013 12h47 - Atualizado em 05/05/2016 13h34

Praça Saudável – Adequação é inaugurada em Apiacá

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) inaugurou, na noite dessa terça-feira (05), a 49ª adequação do projeto Praça Saudável no Espírito Santo. A entrega desta unidade foi realizada em Apiacá, às 19 horas, e o investimento da obra ultrapassa os R$ 65 mil. A cerimônia de inauguração contou com a participação do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

“A Praça Saudável é um dos projetos mais importantes do Governo. Ela é mais do que o incentivo à prática esportiva, é a promoção da saúde e a integração social da população contribuindo para uma vida mais saudável. Por isso, estamos investindo e levando o projeto para todo o Estado, significando que toda a população terá mais qualidade de vida”, falou o secretário Vandinho Leite.

Marcos Paulo, 24 anos, morador de Apiacá, fala das facilidades que a praça vai trazer para sua comunidade. “Frequentar hoje uma academia particular é muito caro, ter uma de graça aqui, para nós faz toda a diferença. E também porque haverá professores para orientar nos exercícios. Eu, com certeza, vou frequentar”.

Praça Saudável

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 121 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas.

Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida. Além dos aparelhos, o município recebe kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participam das atividades recebem uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente.

A segunda categoria do projeto visa à construção de 45 praças. Elas serão divididas da seguinte forma: 20 na Região Metropolitana – priorizando as áreas atendidas pelo Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, e as outras 25 divididas entre as microrregiões do Estado. As praças poderão ser construídas nos tamanhos de 1.500, 2.000 e 2.500 m², de acordo com a área disponível de cada município beneficiado.

A praça será contemplada com núcleo de orientação, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada, e área de convivência, recreação e lazer. Tendo como diferencial a presença constante de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

O investimento total no projeto será de mais de R$ 40 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard