29/03/2013 08h04 - Atualizado em 05/05/2016 13h21

Pinheiros recebe 1,5 milhão em investimentos

Os moradores de Pinheiros receberam nesta quinta-feira (28), o lançamento do projeto "Praça Saudável - Construção", ruas pavimentadas e drenagem nos bairros Canário, Pinheirinho e Niterói. Em meio a apresentações culturais, o governador Renato Casagrande assinou a primeira ordem de serviço para a construção do novo modelo de praça para o Espírito Santo e inaugurou a pavimentação e drenagem de várias ruas. Juntos os investimentos na cidade somam mais de 1,5 milhão.

As intervenções são frutos do convênio firmado entre a Prefeitura de Pinheiros e o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport).

Com investimento de R$ 696.207,49, recursos exclusivos do Tesouro Estadual, foram beneficiadas as ruas Fernando Ferrari, Boa Nova, Projetada, Sete de Setembro, Lírio Branco, Alfa, Das Rosas, Flor de Liz, Alecrim, Luiz Alves, Antônio Medina, Geraldo Licínio Vaccari e Emanuel Gagno. No total são 13.465,72 m² de área pavimentada. O objetivo é contribuir para segurança e bem estar de motoristas e pedestres que utilizam diariamente as vias.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado Pontes, destacou a felicidade por mais uma vez colaborar para melhorias na qualidade de vida da população capixaba. “Além de estarmos aqui para apresentar este importante empreendimento, principalmente para a juventude, que é a construção da praça saudável e de academias populares, também estamos aqui por um motivo especial que é entregar para a população pinheirense ruas calçadas, com infraestrutura, drenagem e mobilidade”, explica Casado.

O secretário destacou que investimentos em pavimentação, praça, saúde e educação são metas e também o compromisso do Governo do Espírito Santo, que visa contemplar todos os municípios capixabas. Casado anunciou ainda que haverá a entrega de mais doze ruas no distrito de São João do Sobrado. “Daqui a aproximadamente dois meses estaremos visitando Pinheiros novamente com mais investimentos e oferecendo ainda mais benefícios para a comunidade”, frisa.

Está em andamento no município obras de pavimentação e drenagem de ruas do distrito de São João do Sobrado, com investimento de R$ 695.471,39, sendo R$ 500 mil recursos exclusivos do Governo Estadual.

Na oportunidade também foi lançado o projeto "Praça Saudável - Construção" e assinado o Termo de Cooperação para abertura de mais dois núcleos do projeto “Campeões de Futuro”, nas modalidades de futsal e ginástica rítmica. As equipes da Sesport fizeram a entrega de 400 kits de materiais esportivos durante o evento.

"Estamos muito felizes, pois este projeto era um sonho que a equipe da Sesport com muita responsabilidade e trabalho, tornou realidade. É o último projeto do nosso planejamento estratégico que está sendo cumprindo. Isso demonstra o respeito do Governo do Espírito Santo com o povo capixaba. Pinheiros está de parabéns por ter preparado e especializado seus profissionais para ser o primeiro município a receber o projeto mais bonito da secretaria", disse o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

População comemora

Dona Alaíde Batista Teixeira, moradora do bairro Pinheirinho há 25 anos, conta que ver a rua pavimentada e com calçamento era um sonho antigo da população e que já não tinha esperanças de presenciar tanta melhoria. “Há muito tempo reivindicávamos esse calçamento, mas só tínhamos desculpas como resposta. Hoje só temos que comemorar e agradecer ao governador e o prefeito por essa conquista”, disse Alaíde.

"Vamos ganhar muito com os investimentos. Nunca imaginei ter uma praça pertinho da minha casa onde eu pudesse fazer exercícios. Sem contar o campo de futebol que nós também ganhamos ano passado, as nossas ruas asfaltadas, e os núcleos que possibilitam nossas crianças a praticarem esporte. É um momento de muita felicidade para todos nós", contou a moradora Rosa Santos.

Praça Saudável

A praça, que será construída em um espaço de 2.500 m², contará com núcleo de orientação, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada, e área de convivência, recreação e lazer.

O espaço terá como diferencial a presença de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios. O investimento da obra será de R$ 879.608,99.

O projeto consiste em duas categorias: adequação e construção. Na primeira, o objetivo é readequar 115 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Na segunda categoria, o projeto visa à construção de 45 novas praças também adequadas para a prática de exercícios. O investimento total será de aproximadamente R$ 38 milhões.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels.:3636-5021 / 3636-5002
Email:comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br /gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br