15/06/2009 13h58 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Olimpíadas Escolares: Vôlei e basquete em disputa no ginásio da Sesport

As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo continuam nesta terça-feira (16), no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória. Serão realizadas duas partidas de voleibol e quatro de basquete a partir das 09 horas.
A Sesport recebe equipes de escolas de Guarapari, Cariacica, Vila Velha e Vitória.

Pela manhã, acontece a conclusão desta etapa de voleibol, que teve início na última segunda-feira (08). A primeira partida do dia será entre as equipes de vôlei masculino juvenil da EEFM Francisca Peixoto Miguel, de Serra, e a EMEF Itagiba Escobar, de Cariacica. Em seguida, jogarão a Escola São Domingos, de Vitória, e o Colégio Marista, de Vila Velha.

Às 11 horas, começam as partidas de basquete. O Centro Educacional Guarapari enfrenta o CE Charles Darwin, de Vitória, na categoria infantil feminino. No juvenil feminino, o Centro Educacional Guarapari joga contra o CE Charles Darwin, às 13 horas. Às 14 horas, a disputa será entre a Escola São Geraldo, de Cariacica, e o Colégio Marista, de Vila Velha, no infantil feminino.

A última partida do dia será disputada entre a Escola São Geraldo, de Cariacica, e a EEFM Prof. Maura Abaurre, de Vila Velha, às 16 horas, na categoria juvenil feminino. Os jogos de basquete das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo continuarão até esta sexta-feira (19).

Resultados

Nesta segunda-feira (15), a etapa de basquetebol teve início às 14 horas: o CE Charles Darwin venceu por 63 a zero a Escola São Geraldo, de Cariacica. Às 15 horas, o CE Guarapari ganhou de 33 a 02 da Escola Irmã Dulce, de Serra.

Mais duas equipes se classificaram, na manhã desta segunda (15), para a Etapa Final Estadual de voleibol das Olimpíadas: a Escola São Domingos, de Vitória, e o Colégio Marista, de Vila Velha, ambas na categoria juvenil masculino. Às 10 horas, o Colégio São Geraldo, de Cariacica, venceu por dois sets a zero o EMEF Itagiba Escobar, de Cariacica. E às 11 horas, o EEEFM Francisca Peixoto Miguel venceu o Colégio Americano Batista, de Guarapari.

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo são organizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O campeonato envolve instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares de todos os municípios capixabas em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

As OES foram criadas a fim de aumentar a participação das escolas do Estado em atividades esportivas e mobilizar a juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são o de possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas, contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.

Os atletas são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.

O torneio estadual é dividido em quatro etapas: municipal, regional, finais sul e norte e finais estaduais. Os campeões municipais das OES disputam entre si uma vaga para as finais Norte e Sul. Nesta fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes das finais estaduais. Depois, os campeões estaduais de cada modalidade representam o Espírito Santo na etapa nacional.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914