28/07/2009 15h07 - Atualizado em 05/05/2016 11h43

Olimpíadas Escolares reúnem jovens atletas no Ginásio da Sesport a partir desta terça (28)

A fase final da modalidade de futsal infantil das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo reúne jovens atletas nesta terça-feira (28), no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho, na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, em Bento Ferreira, Vitória. A competição vai até a sexta-feira (31), quando serão realizadas as partidas finais. Os campeões do torneio masculino e feminino garantem vaga para a Etapa Nacional.

Os jogos continuam nesta terça (28) e quarta (29) com a fase de classificação. A partir de quinta-feira (30) começa a fase decisiva com as semifinais e a sexta-feira (31) está reservada para as finais e disputas de terceiros e quartos lugares.

A competição reúne os alunos para celebrar o esporte e fazer o melhor por suas escolas. “É minha primeira vez nas Olimpíadas Escolares e estou empolgado por jogar num ginásio desse tamanho. Espero fazer o melhor para representar minha escola e minha cidade, além de fazer novos amigos”, diz o aluno Luis Roberto Ribeiro, de 14 anos, da Escola Elisa Paiva, de Conceição do Castelo.

Mas o objetivo das escolas vai além do troféu do campeonato. O professor de Educação Física, Cláudio Márcio Lopes, disse o que “o nosso objetivo vai além dos Jogos. Isso pode ajudar na formação deles como cidadãos e futuros atletas, aprendendo a ter respeito ao adversário e às regras, além de senso de coletividade”, disse o professor do Centro Educacional Praia da Costa.

Jogos desta terça (28):

9 horas – Futsal Feminino Infantil – Grupo A – Cariacica 3 x 3 Linhares
9h50 – Futsal Feminino Infantil – Grupo A – Itaguaçu 4 x 2 Afonso Cláudio
10h40 – Futsal Masculino Infantil – Grupo A – Vitória 6 x 1 São Mateus
11h30 – Futsal Masculino Infantil – Grupo A – Ibatiba 2 x 0 Colatina
12h20 – Futsal Feminino Infantil – Grupo B – Vila Velha 0 x 3 Castelo
13h10 – Futsal Feminino Infantil – Grupo B – Anchieta 4 x 0 Montanha
14 horas – Futsal Masculino Infantil – Grupo B – Vila Velha 4 x 0 Anchieta
14h50 – Futsal Feminino Infantil – Grupo A – Cariacica 1 x 0 Itaguaçu
15h40 – Futsal Masculino Infantil – Grupo A – Vitória 3 x 2 Ibatiba
16h30 – Futsal Masculino Infantil – Grupo A – São Mateus x Colatina
17h20 – Futsal Feminino Infantil – Grupo B – Castelo x Montanha
18h10 – Futsal Masculino Infantil – Grupo B – Conceição do Castelo x Ibiraçu
Olimpíadas Escolares
As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES) são organizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O campeonato envolve instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares de todos os municípios capixabas, em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
As OES foram criadas a fim de aumentar a participação das escolas em atividades esportivas, e de mobilizar a juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são o de possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas, contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.

Os atletas são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.

O torneio estadual é dividido em quatro etapas: municipal, regional, finais sul e norte e finais estaduais. Os campeões municipais das OES disputam entre si uma vaga para as finais Norte e Sul. Nesta fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes das finais estaduais. Os campeões estaduais de cada modalidade representam o Espírito Santo na etapa brasileira.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914