10/06/2009 06h00 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Olimpíadas Escolares Estaduais: Mais sete jogos acontecem nesta quarta (10)

Os jogos das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES), evento realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), continuam nesta quarta-feira (10), no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória. A entrada é franca. A competição tem mostrado que o esporte é uma grande possibilidade para a inclusão social de crianças e adolescentes. A ação envolve todos os municípios capixabas e mais de 200 escolas, mostra motivação e estimula o compromisso por parte dos estudantes.

Serão mais sete jogos nesta quarta (10): às 9 horas, começa a disputa entre a Escola São Domingos, de Vitória, e o Colégio São José, de Vila Velha, no infantil feminino; na categoria infantil masculino, o EEEFM Francisca Peixoto, de Serra, enfrenta o EMEF Itagiba Escobar, de Cariacica, às 10 horas. Ainda pelo infantil masculino, o Colégio São José, de Vila Velha, joga contra a Escola São Domingos, às 11 horas.

A aluna da escola EEM Maria Penedo, de Cariacica, Amanda Carvalho, de 14 anos, disse “adorar” as Olimpíadas porque gosta de praticar esportes. “É a minha oportunidade de jogar mais vôlei e de poder competir”, disse. Amanda ganhou uma bolsa na última competição municipal que participou, no ano passado, para treinar no time do Colégio Castro Alves, também de Cariacica.

Com uma história parecida, a aluna do CE Charles Darwin, de Vitória, Isabela Moreira, de 15 anos, participa pela primeira vez de uma competição estadual. Para entrar no time, também conseguiu uma bolsa no colégio onde estuda, e ressaltou que, se quiser continuar na equipe, suas notas têm que estar acima da média.

Os jogos da tarde serão entre alunos de 15 a 17 anos. A equipe feminina da EEEM Maria Penedo, de Cariacica, joga, às 13 horas, contra a o EEEFM Ormanda Gonçalves, de Vila Velha. Às 14 horas, a EEEFM Francisca Peixoto jogará contra o CE Charles Darwin. A partida seguinte será entre as equipes masculinas do Colégio Marista, de Vila Velha, e da EEEFM Francisca Peixoto, de Serra. No último, às 16 horas, o Colégio Americano Batista, de Guarapari, enfrenta a equipe masculina de EMEF Itagiba Escobar, de Cariacica.

Conciliar estudo e a prática de esportes é sinônimo de uma vida saudável. A mãe de Vinícius Citty, Rosa Maria Citty, notou uma considerável mudança na vida de seu filho de 15 anos, que agora também faz parte do time de voleibol do Álvares Cabral. “Vinícius ficou mais responsável, consegue manter os estudos em dia e jogar bem”. Segundo Rosa Maria, o adolescente e os colegas de time, por lazer, também praticam nos fins de semana. “A relação entre os garotos se fortaleceu, e eles não abrem espaço para qualquer envolvimento com bebidas ou drogas”, ressaltou.

As Olimpíadas Escolares são organizadas pela Sesport. O campeonato envolve instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares de todos os municípios capixabas em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os estudantes são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.

A etapa regional define quais escolas participarão das finais Norte e Sul das OES. Depois destas fases, os estudantes competirão nas finais estaduais para decidir quais escolas representarão o Estado na etapa nacional das Olimpíadas.

As Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria infantil, acontecerão em Poços de Caldas, Minas Gerais, de 10 a 20 de setembro. Já os jogos da categoria juvenil serão em Maringá e Londrina, no Paraná, do dia 05 a 15 de novembro.

Resultados

Sete jogos válidos pelas Olimpíadas Escolares foram disputados, nesta terça-feira (09), no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho. Pela manhã, na categoria infantil feminino, a Escola São Domingos, de Vitória, venceu, por 02 sets a 0, o Colégio Castro Alves, de Cariacica. No infantil masculino, a vitória, pelo mesmo placar, foi do EMEF Itagiba Escobar, de Cariacica, sobre o Colégio São José, de Vila Velha. Às 11horas a Escola São Domingos, de Vitória, venceu o EEEFM Francisca Peixoto, de Serra.

As partidas da tarde começaram às 13 horas entre o CE Charles Darwin, de Vitória, que venceu por 2 sets a 0 o EEEM Maria Penedo, de Cariacica. Às 14 horas, a equipe juvenil feminina da EEEFM Francisca Peixoto ganhou da EEEFM Ormanda Gonçalves. O time juvenil masculino do Francisca Peixoto, da Serra, perdeu por 2 sets a 0 da Escola São Domingos, de Vitória. A última partida do dia, às 16 horas, foi entre o Colégio Marista, de Vila Velha que venceu o Colégio Americano Batista, de Guarapari.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914