21/06/2010 14h41 - Atualizado em 05/05/2016 12h06

Olimpíadas Escolares do Espírito Santo entram em fase de definição

As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo, organizada pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), estão em andamento e a etapa regional da competição entra na fase de definição, para saber quem disputará as finais estaduais. No Sul e no Norte, já se conhecem os campeões em várias modalidades e os times do interior do Estado aguardam os vencedores da edição da Grande Vitória para saber quem enfrentarão, por uma vaga na edição nacional da competição.

As Olimpíadas Escolares envolvem instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares, de todos os municípios capixabas, e são disputadas em 12 modalidades esportivas: o atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Os atletas são divididos em duas categorias: a Infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a Juvenil, de 15 a 17 anos.

Após as definições das equipes vencedoras na etapa regional, os campeões da categoria infantil se enfrentam, de 02 a 28 de agosto, em Vitória. Entre os juvenis, as competições acontecem a partir do dia 20 de setembro, também na capital, e terminam em 23 de outubro. Os esportes individuais acontecem apenas em uma etapa e, por isso, iniciam-se diretamente na Final Estadual. As disputas começam no dia 27 deste mês e vão até o dia 18 de julho.

Os campeões da edição estadual da competição irão representar o Espírito Santo nas Olimpíadas Brasileiras Escolares, que serão disputados em Fortaleza, Ceará, na categoria Infantil, de 10 a 19 de setembro. E, posteriormente, em Goiânia, Goiás, do dia 03 ao 12 dezembro, na categoria Juvenil.

A partir deste ano, os jogos passaram a ter um significado ainda maior, pois por meio dos bons resultados, os atletas estudantis podem, agora, ser beneficiados com o programa Bolsa Atleta Capixaba. O novo projeto do Governo Estadual oferece, anualmente, o incentivo de R$ 500, aos atletas que conquistarem as três primeiras colocações na edição nacional, para custear treinamentos.

Site: www.sesport.es.gov.br