08/12/2010 14h34 - Atualizado em 05/05/2016 12h08

Olimpíadas Escolares: Delegação capixaba desembarca em Vitória com recorde de medalhas

A delegação capixaba que estava representando o Espírito Santo em Goiânia (GO) durante a etapa juvenil das Olimpíadas Escolares, edição nacional, desembarcou na noite desta terça-feira (07) no Aeroporto de Vitória. Na bagagem muitas medalhas, sorrisos e experiências novas para os atletas que participaram das modalidades coletivas. Ao todo, foram conquistadas 19 medalhas para o Estado nas provas de natação, ginástica rítmica, judô e ciclismo. E nesta quarta (08) começam as competições dos esportes coletivos, como futsal, basquetebol, voleibol e handebol, no masculino e no feminino.

Foram oito medalhas de ouro: quatro na natação e quatro na ginástica rítmica; cinco de prata: três na ginástica rítmica e duas na natação; e seis de bronze: quatro na natação, uma no ciclismo, na prova de revezamento e uma no judô.

Os destaques foram a nadadora Carolina Bilich e a ginasta Luisa França. Dentro das piscinas, Carol conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze, no seu primeiro ano na categoria juvenil, que reúne atletas com idade entre 15 a 17 anos. No tablado quem brilhou mais uma vez foi Luisa França, que integra a seleção capixaba de ginástica rítmica. Ela conquistou quatro medalhas de ouro nos aparelhos fita e bola, no individual geral e ainda teve fôlego para ganhar também o conjunto, ao lado da conterrânea Samyra Zumak.


Clique aqui para ampliar!


E nem as adversidades características da região central do Brasil foram suficientes para tirar das mãos de Luisa França as medalhas. Na chegada a Vitória, com suas medalhas no pescoço ela comemorou. “A temperatura alta, o clima seco e a comida não eram favoráveis para nós, mas consegui conquistar as medalhas, mesmo com todas as dificuldades”, descreveu a atleta.

Luisa França revelou ainda que esperava conquistar medalhas, mas não cinco de ouro. “Esperava conquistar medalhas, porque treinamos muito para isso. Não esperava tantas medalhas, mas valeu muito passar pelas dificuldades que enfrentamos para conquistar essas medalhas”, disse.

A ginasta Samyra Zumak conquistou uma medalha de ouro e quatro de prata. Saldo positivo para quem, pela primeira vez, participou da etapa nacional das Olimpíadas Escolares. O lado positivo ela revela que foi a integração entre outras modalidades, que ela garante que nem sabia da existência. “Gostei muito de ter participado. Foi a minha primeira vez e a lição positiva é que podemos conhecer outros esportes e atletas, cada um em sua modalidade. Essa integração é muito importante”, concluiu.



A responsabilidade de manter o nível de conquistas ficou com as equipes de modalidades coletivas, que embarcaram nesta terça-feira (07) para Goiânia, onde darão nesta quarta-feira (08) continuidade à competição. Embarcaram para a capital goiana os times de futsal, basquetebol, voleibol e handebol, no masculino e no feminino.

As delegações capixabas embarcaram para Goiânia (GO) com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que por meio do programa Compete Espírito Santo, custeou as passagens aéreas.

Além da competição, todos os envolvidos com os jogos participam de uma intensa programação cultural no Centro de Convivência, no Centro de Convenções de Goiânia. No espaço, foi montada uma ampla estrutura. Pode-se acompanhar premiações, acessar internet, ouvir música, dançar, assistir a apresentações teatrais, conhecer diversas modalidades olímpicas e praticar esportes como tiro com arco e tênis de mesa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard