06/09/2012 13h11 - Atualizado em 05/05/2016 13h03

Olimpíadas escolares: atletas capixabas chegam a Poços de Caldas

Em clima de animação e expectativa para a conquista de medalhas para o Estado, a delegação capixaba, categoria infantil, chegou a Poços de Caldas (MG) nesta quarta-feira (05) para participar da edição nacional das Olimpíadas Escolares.

O primeiro grupo compreende os atletas das modalidades individuais (judô, tênis de mesa, xadrez, natação, badminton, luta olímpica, atletismo, ciclismo e ginástica olímpica) e ficarão na cidade mineira até o dia 10 de setembro. Já as modalidades coletivas, iniciam suas competições entre os dias 11 e 16 de setembro.

A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira (06), às 16 horas, e as competições começarão a partir desta sexta-feira (07). Uma das novidades desta edição é o xadrez, que em uma das competições será disputado entre atletas do feminino contra o masculino, algo inédito.

De acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Charles Moura Neto, que possui sede no Espírito Santo, é a primeira vez que uma modalidade faz este tipo de competição. “Faremos um jogo de xadrez rápido entre os atletas, o que evidencia que em muitos esportes as chances de medalhas são as mesmas, independente do sexo ser masculino ou feminino”, destacou.

Embarque

O elemento principal do embarque da delegação capixaba para Poços de Caldas era confiança. De treinadores a atletas a expectativa era de conquista de medalhas e melhorias de marcas em quase todas as modalidades.

Os mais empolgados eram os atletas da natação. O técnico Ozimar Gomes, que vai coordenar a delegação de nadadores do Espírito Santo, apontou a renovação como um dos principais fatores que elevaram a motivação dos atletas.

"A natação capixaba está renovada. Estamos levando nadadores novos, que estão surgindo agora e com bons resultados. Com isso, o Espírito Santo segue como um celeiro de atletas da natação", disse.

O treinador voltou no tempo para lembrar que Poços de Caldas é uma cidade que costuma reservar grandes emoções e conquistas para os capixabas. "Nos últimos anos os atletas que estão agora na categoria juvenil conquistaram bons resultados em Poços de Caldas. A expectativa deste ano é formar novos atletas e conseguir novas marcas e resultados", ressaltou Ozimar.

Programação cultural

Para estimular o conhecimento e a aproximação com a prática esportiva e os valores olímpicos, as Olimpíadas Escolares promovem uma extensa programação nas cidades que recebem as etapas nacionais. É o Programa Educativo e Cultural, que preza pela mobilização dos estudantes e escolas em torno de ações lúdicas, criativas e informativas. Um dos pontos altos deste programa é a participação de atletas olímpicos já consagrados. Na condição de Embaixadores das Olimpíadas Escolares, os atletas passam aos estudantes toda a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional.

Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares participam de uma série de atividades como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação e atividades culturais. Em Poços de Caldas, 11 atletas, incluindo medalhistas olímpicos e pan-americanos, atuarão como embaixadores. Os escolhidos para esta edição foram Ana Claudia Lemos (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Clarissa dos Santos (basquete), Renato Resende (ciclismo), Sarah Menezes (judô), Angélica Kieczynski (ginástica artística), Luiz Ricardo (handebol), Leonardo de Deus (natação), Antoine Jaoude (lutas), Lígia Silva (tênis de mesa) e Lenísio Teixeira Jr. (futsal).

A grande novidade no programa sócio-educativo e cultural em Poços de Caldas é o restaurante central, que já está recebendo todos os atletas para almoço e jantar. Ao lado do restaurante, uma área de entretenimento e confraternização foi montada, com uma biblioteca com livros do Selo COB Cultural, jogos diversos, exposição de fotos do Time Brasil em Londres 2012, o Click Campeão, um mural de mensagens, além de exibição de fotos, vídeos e clínicas esportivas de modalidades que não fazem parte do programa oficial das Olimpíadas Escolares: tiro com arco, remo e esgrima.

A palavra sustentabilidade também será muito comentada na edição 2012 do maior evento escolar do país. Um programa com seis temas - resíduos, energia, água, transporte, engajamento de stakeholders e legado - foi elaborado e diversas iniciativas serão tomadas pelo Comitê Organizador. Entre elas o plantio de 150 árvores, compensação das emissões de CO2, palestras em escolas e redução do consumo de papel (a meta é consumir 10% menos papel do que na competição do ano passado).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard