17/05/2010 06h42 - Atualizado em 05/05/2016 12h05

Obras do Kleber Andrade estão avançadas

As obras do Novo Kleber Andrade estão a todo vapor. Operários e máquinas operam em ritmo acelerado para que a praça esportiva seja erguida o quanto antes. Cabines de rádio e arquibancadas já foram demolidas, enquanto que a futura entrada principal do Estádio já passa pelas obras de aterro, que vão nivelar o terreno e, assim, receber as obras também do complexo educacional.

Enquanto máquinas fazem demolição e transportam os entulhos para uma área reservada, operários fazem as medições do antigo gramado para que as obras sejam niveladas e estejam em harmonia.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, recebeu a notícia com entusiasmo e destacou a importância do adiantado processo de construção do Kleber Andrade para o crescimento do esporte capixaba.

“Nós capixabas esperamos 40 anos para ver esse processo e quando percebemos que ele começou e está ganhando forma, chegamos a nos emocionar, pois percebemos que o sonho está se tornando realidade. Daqui pra frente estaremos ao lado dos operários, engenheiros e arquitetos construindo juntos o Estádio que vai ajudar futebol do Espírito Santo a ser aplaudido de pé”, contou.

“O sonho do ex-presidente do Rio Branco, Kleber Andrade, era a construção de um estádio para todos os clubes e para todos os capixabas. O Estádio Estadual será assim: moderno, de padrão internacional, multiuso e para todos os capixabas, de todos os esportes e idades”, destaca Lenise.
Nesta semana, a secretária disse que vai visitar o canteiro de obras e ouvir de cada operário o relato do andamento das obras. “Precisamos e vamos acompanhar esse processo de perto. O Governo do Estado está empolgado com o andamento dessa grande obra e nós a acompanharemos periodicamente”, finalizou a secretária.

Informações técnicas

O Estádio está localizado em Campo Grande, Cariacica. O valor da reforma será de R$ 86.333.053,61, com prazo de 20 meses para conclusão. O terreno tem 85.715,00 m² de extensão. A área de construção é de 38.017,78 m², e a obra abrangerá 5.407,76 m², totalizando 43.425,54 m² construídos. A reforma do estádio prevê uma estrutura para recepcionar 23 mil torcedores, com possibilidade de ampliação para 40 mil em sua configuração final.

Para o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Pedro Firme, a complexidade da obra é um grande desafio para o órgão.

“Este é um empreendimento singular, distinto de qualquer outro que o Estado tenha realizado. Estamos fiscalizando simultaneamente a execução de projetos técnicos, serviços de engenharia complexos e o contrato administrativo com a construtora. Essa integração de disciplinas demanda profissionais com conhecimentos distintos, que certamente contribuem para que a obra seja realizada com qualidade e a um preço justo”, explicou Firme.

O Estádio terá uma moderna arena multiuso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – uma vez que terá a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais.

Os autores do projeto pensaram num espaço “verde”, que valorize o meio ambiente evitando desperdícios, com reutilização da água proveniente das chuvas e aproveitamento da luz solar. Além disso, cinco quadras poliesportivas ao redor do estádio já estão no projeto. O Estádio terá ainda o Edifício Educativo, que abrigará inúmeras atividades sociais, geridas em parceria com a Prefeitura de Cariacica.

Assessoria de Comunicação Iopes
Bernardo Aguirre