20/07/2012 16h19 - Atualizado em 05/05/2016 12h58

Obras do Estádio Kleber Andrade serão retomadas em agosto

As obras de reconstrução do Estádio Estadual Kleber Andrade serão retomadas no início do mês de agosto. A confirmação foi anunciada, na tarde desta sexta-feira (20), pelos representantes do Consórcio Andrade Valladares - Topus, responsável por dar continuidade na obra que estava paralisada desde o início do mês passado. Os representantes do consórcio foram recebidos pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta.

Acompanhados pelos secretários de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite; dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; de Fazenda Maurício Duque; e o do diretor do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Marcelo Resende, Casagrande recebeu os representantes do consórcio para assinatura do contrato que viabiliza a continuação das obras e a conclusão do Estádio Estadual Kleber Andrade.

O Consórcio Andrade Valladares - Topus encontrará 36,83% de obras realizadas. A partir do reinício dos trabalhos, o prazo previsto para execução da obra será de 19 meses, ou seja, em fevereiro de 2014.

A retomada das obras está programada para o início do mês de agosto, depois que a empresa instalar o canteiro de obras no local para dar sequência na construção do Estádio, que será "a casa de todos os clubes e capixabas".

O governador Renato Casagrande mostrou otimismo com a conclusão das obras e solicitou o máximo do empenho da empresa para o cumprimento do novo prazo de entrega da obra, para que o Espírito Santo esteja inserido na Copa do Mundo FIFA 2014.

"O Espírito Santo vive um novo momento esportivo e queremos trazer uma seleção para treinar aqui em nosso Estado. Precisamos que os prazos sejam cumpridos rigorosamente, para que o Espírito Santo tenha um estádio bem estruturado, para que estejamos incluídos no debate esportivo nacional", afirmou Casagrande.

Vandinho assina o contrato com a nova empresa

O secretário ressaltou que o novo prazo de conclusão das obras não atrapalhará as negociações do Governo do Espírito Santo com as delegações que já visitaram o Estado e conheceram o projeto do Kleber Andrade. “Estamos confiantes na qualidade da empresa que nos apresentou boas referências, como o Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG). O novo prazo para entrega da obra não nos atrapalha, está dentro dos nossos objetivos e do nosso cronograma de trabalho e o Kleber Andrade é um dos nossos maiores aliados nesse projeto", destacou.

Vandinho aproveitou para informar que o Governo do Espírito Santo já possui contrato assinado com a FIFA, o que garante o Kleber Andrade como uma opção de treinamento aprovada e apta para receber seleções no período preparatório para o Mundial do Brasil.

O diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Marcelo Resende, garantiu que "o Iopes vai se empenhar ao máximo para contribuir com a edificação do Estádio Estadual Kleber Andrade, que será o grande palco de esportes, inclusão social e formação de atletas do Espírito Santo. Também é importante ressaltar que vamos trabalhar com os mesmos investimentos da licitação inicial, com valores reajustados contratualmente e a continuação da obra vai garantir 800 postos de trabalho durante a construção", resumiu.

Com mais de 50 mil unidades habitacionais construídas no currículo, sendo 15 mil no Espírito Santo, o presidente da Andrade Valladares, Benedito Julio Valladares, agradeceu ao governador pela confiança e por entregar o maior sonho dos capixabas nas mãos de seus profissionais.

“Conhecemos muito o Espírito Santo. Temos pé no chão e não damos um passo além das penas. Pensando nisso e colocando nossa história como a maior garantia a obra sairá no prazo determinado, temos toda capacidade para dar conta desse projeto que vai engrandecer nosso currículo", enfantizou.

Rodrigo Valladares, vice-presidente do consórcio foi além e disse que o novo Estádio Estadual Kleber Andrade será capaz de auxiliar o futebol capixaba em sua reorganização. “Como o senhor Benedito disse, essa obra vai engrandecer nosso currículo. E temos certeza de que a partir do estádio os times de futebol do Estado poderão chegar até a Série A do Campeonato Brasileiro”, concluiu.

Mais detalhes sobre o projeto no texto abaixo:

O novo estádio será entregue em fevereiro de 2014

O Estádio Estadual Kleber Andrade abrigará até 23.000 espectadores e será implantado em área superior a 85.000m². O Edifício Educativo, que marca o acesso às instalações esportivas, abrigará inúmeras atividades sociais.

Haverá ainda, em suas áreas verdes, espaços para desenvolvimento de atividades esportivas em quatro quadras adicionais totalmente integradas à natureza em mais de 25.000m² de área permeável valorizando o conceito de um “estádio verde”.

Além disso, o Estádio Estadual Kleber Andrade contará com uma pista de atletismo oficial, com oito raias e que estará apta a receber competições nacionais e internacionais.

Este conceito fundamental norteou todo o trabalho de intervenção e criação para o projeto. Trata-se de uma proposta “verde”, ecoeficiente, projetada dentro de um conceito de sustentabilidade, onde montanhas e vazios no entorno favorecem a transparência visual em harmonia com a topografia local.