04/11/2013 15h24 - Atualizado em 05/05/2016 13h34

Obras da primeira Praça Saudável Construção estão sendo finalizadas

No município de Pinheiros onde estão sendo finalizadas as obras da primeira Praça Saudável Construção. Com um investimento de cerca de R$ 900 mil, no mês de dezembro os moradores da região já contarão com o novo projeto de praças que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado e Lazer (Sesport), está desenvolvendo.

A praça, que está sendo construída em um espaço de 2.500 m², contará com núcleo de orientação, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada e área de convivência, recreação e lazer. O diferencial será a presença de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

“Esse é um projeto importantíssimo para nós e para as comunidades que serão beneficiadas. Será o início de um novo conceito de praça. Estamos construindo o primeiro espaço do Estado onde em um mesmo ambiente será oferecido aos moradores lazer, esporte e saúde. É um modelo que, além da prática de atividades físicas e esportivas proporcionará a inclusão social, já que a praça será aberta para todos e ainda contará com equipamentos voltados para pessoas com mobilidade reduzida”, explica o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Vandinho Leite, lembrando ainda que este é o último projeto do planejamento estratégico que sai do papel. “Isso demonstra o respeito do Governo com o povo capixaba”.

Praça Saudável

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 121 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas.

Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida. Além dos aparelhos, o município recebe kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participam das atividades recebem uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente.

As adequações tiveram início em agosto de 2012, e chegam a outubro de 2013 com 47 adequações inauguradas. Os municípios contemplados foram: Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Colatina, Itaguaçu, Itarana, Piúma, Fundão (03), Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Dores do Rio Preto, Mimoso do Sul, Ecoporanga, São Mateus, Rio Bananal, Mantenópolis (02), Pedro Canário, Pinheiros (02), São José do Calçado, Alegre, Jerônimo Monteiro, Conceição da Barra, Águia Branca, Linhares, Divino de São Lourenço, Brejetuba, Serra/Pestalozzi, Ecoporanga, Ponto Belo (02), Marechal Floriano (02), Mucurici, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Jaguaré, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Iconha, Vitória, Afonso Cláudio e Governador Lindenberg.

A segunda categoria do projeto visa à construção de 45 praças. Elas serão divididas da seguinte forma: 20 na Região Metropolitana – priorizando as áreas atendidas pelo Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, e as outras 25 divididas entre as microrregiões do Estado. As praças poderão ser construídas nos tamanhos de 1.500, 2.000 e 2.500 m², de acordo com a área disponível de cada município beneficiado.

A praça será contemplada com núcleo de orientação, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada, e área de convivência, recreação e lazer. Tendo como diferencial a presença constante de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

O investimento total de todo o projeto será de mais de R$ 40 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport
Texto: Kárita Iana
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard