13/09/2013 11h57 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Nutrição esportiva é tema de palestra na Sesport

O Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) segue com o calendário de capacitações e palestras para profissionais e estudantes da área de educação física e de saúde. O próximo tema será Nutrição Esportiva e suas aplicações práticas para o alto rendimento. O curso será no dia 28 de setembro, no auditório da Sesport, em Vitória (ES), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF-1). A inscrição deve ser feita no site do COES – www.coes.es.gov.br.

"Quando se pensa na formação de atletas é necessário pensar na preparação física, e também na psicológica e, principalmente, nutricional. Porque é necessário que o profissional de educação física entenda a importância do aspecto nutricional na formação do esportista. A presença de uma equipe multidisciplinar é o diferencial para o alcance de resultados positivos. Por isso, o Governo do Espírito Santo investe em todos os vieses do esporte", frisa o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

O palestrante será o nutricionista do Centro Olímpico do Espírito Santo, Thierry Lemos da Silva. O profissional é graduado em Nutrição Humana e pós-graduado em Bases Nutricionais da Atividade Física. Históricos, conceitos, estratégias nutricionais, suplementação, mitos e verdades, hidratação, desidratação em lutas, entre outros conteúdos, serão tratados na palestra.

Para Thierry Lemos, os cuidados com a nutrição são de suma importância no alto rendimento. “Cada detalhe no esporte de alto rendimento faz toda diferença. A nutrição neste nível do esporte se torna importante para fornecer energia, nutrientes e recuperar o atleta para a rotina diária de treinamento bem como nas competições. Cada etapa exige uma atenção especial e o nutricionista esportivo precisa conhecer o que acontece no corpo do atleta para fazer as prescrições”, explica.

O nutricionista do COES adianta ainda um dos temas de sua apresentação e faz um alerta: o uso sem prescrição de suplementos alimentares. “O uso de suplementos tem se tornado cada vez mais banal. Esses produtos só apresentam resultados quando o atleta/indivíduo tem uma demanda advinda do treinamento ou patologia e a alimentação está em acordo com suas necessidades, caso contrário o usuário não alcançará o objetivo esperado”, advertiu o profissional.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport