15/12/2011 10h24 - Atualizado em 05/05/2016 12h16

Novo Tancredão abrirá portas para o esporte e a inclusão social

No próximo sábado (17) o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Vitória irão entregar à população e aos milhares de atletas do Estado o novo Complexo Esportivo Tancredão, em Vitória. Por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) o Governo investiu R$ 10 milhões nas obras.

A inauguração do mais novo gigante do esporte capixaba contará com as presenças do governador Renato Casagrande, do prefeito da capital João Coser, dos secretários de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite e de Habitação e Saneamento Iranilson Casado, do secretário municipal de Esportes, Fábio Vasco e diversas outras lideranças políticas locais e comunitárias.

A festa de entrega do novo Tancredão terá programação intensa e na abertura oficial será realizado o Desafio Internacional de Futebol de Areia, entre a Seleção Capixaba, três vezes campeã brasileira da modalidade e o Uruguai.

Dentro do ginásio, as atletas da seleção brasileira de ginástica rítmica que foram ao Pan-americano de Guadalajara, no México, e as ginastas capixabas que representaram o Espírito Santo em competições nacionais e internacionais ao longo do ano, farão diversas apresentações para o público.

O Complexo Esportivo Tancredão terá um importante diferencial. Além de poder receber diversas competições esportivas de alto rendimento, poderá também abrigar atividades socioesportivas e culturais em uma das regiões que integram o programa Estado Presente, do Governo do Estado.

Além do bairro Mário Cypreste, moradores das comunidades do entorno como a Ilha do Príncipe e Ilha das Caieiras serão beneficiados pelo novo empreendimento esportivo, que conta com equipamentos de alta qualidade, como campo de grama sintética, ciclovias, pista de caminhada, piscina de recreação e quadra de futebol de areia.

Alto rendimento

O ginásio principal terá o piso com medidas oficiais exigidas pelas Confederações Brasileiras e vestiários masculino e feminino. As arquibancadas terão capacidade para 1,7 mil pessoas sentadas, espaços reservados para cadeirantes, cadeiras para obesos e para pessoas com mobilidade reduzida, camarotes e salas de imprensa.

O projeto chamou a atenção de representantes da Austrália que estiveram no Estado no início de novembro. Eles vieram conhecer as obras que estão sendo realizadas para reestruturar o esporte local, e para fazer do Estado um centro de treinamento de seleções visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Na ocasião, Tim Morris, diplomata da embaixada australiana em Brasília e Andrew Collin, vice-gerente de desenvolvimento de esportes, da Comissão Australiana de Esportes, a Ausport, visitaram as instalações do Tancredão que estava na reta final de acabamento e elogiaram o projeto.

“Os investimentos feitos estão garantindo infraestruturas esportivas de qualidade e que atendem as exigências não só nossas, mas das Confederações Internacionais. Mas vale ressaltar que esses investimentos são fundamentais também para a formação de novos valores e para a qualidade de vida da população capixaba que nos recebeu muito bem”, disse o diplomata sobre o Tancredão.

Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Complexo Esportivo Tancredão foi uma das instalações que o Comitê ES 2016 cadastrou para receber a fase de preparação de seleções visando à competição mais completa do mundo esportivo.

Informações técnicas
São 52.764,54 m², sendo mais de 5 mil m² de área construída.
Ciclovia - 520 metros lineares, largura de 2,50m.
Pista de caminhada - 410 metros lineares, largura de 2,50m.
Calçadão da orla - 463 metros lineares, largura de 4,00m.
Piscina semiolímpica - 25x12,5m - área: 312,50 m²
Piscina recreação - 23x12,5m - área: 287,50 m²
Ginásio - 6.118,39 m² / capacidade: 1.754 pessoas + 5 camarotes + 3 salas de imprensa / Quadra poliesportiva do ginásio: 24x44m (1.056 m²)
Quadra 1 - Handebol e Futsal de 40x20m
Quadra 2 - Vôlei e Basquete de 28x15m
Quadra de futebol de areia - 37x28m de 1.036 m²
Campo de futebol soçaite - 40x30m de grama sintética
Estacionamento - 202 vagas para carros, 12 vagas para motos. Destas 202: 1 vaga para ambulância, 4 vagas para deficientes, 10 vagas para idosos.

Programação de inauguração
Dia: 17/12/2011
Horário: 8h em diante
Solenidade de inauguração no Ginásio de Esportes
9h30 - Desafio Internacional de Futebol de Areia: Seleção do ES X Seleção do Uruguai
10h30 - Apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica
19h - Shows com Carol e Priscila, Bloco Bleque e Grupo Revelação.