26/09/2013 10h05 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Novo espaço para prática de atividades físicas em Afonso Cláudio

Afonso Cláudio ganhou um novo espaço para a prática de atividades físicas. Nessa quarta-feira (25), o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, inaugurou a segunda Praça Saudável do município, desta vez no Bairro da Grama. O evento foi marcado pela participação dos moradores, animados com os equipamentos que beneficiarão de crianças a idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O investimento no projeto ultrapassa R$ 65 mil.

“Agora nossa associação de moradores está completa, com locais para a prática de esportes e exercícios físicos. Eu e minhas amigas vamos ser as primeiras a nos inscrever na Prefeitura. O meu laudo já está até pronto. Estamos felizes porque teremos a oportunidade de cuidar da nossa saúde sem grandes gastos. O povo aqui está tão animado que já queria começar hoje, mesmo debaixo de chuva”, brincou alegre a moradora Marilza Zanelato junto de suas amigas e vizinhas.

“É muita felicidade ver que a nossa cidade está recebendo tantos projetos bons. Tenho filhos que participam do Campeões de Futuro e hoje posso dizer que são crianças bem mais dispostas e saudáveis. O tempo livre delas é aproveitado com atividades que contribuem para o crescimento”, disse Cláudia Medeiros.

Clique aqui para ampliar!

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, a política pública do esporte no Espírito Santo tem sido de investimentos desde as atividades voltadas para a promoção da saúde das comunidades, e também no desenvolvimento de atletas de base ao alto rendimento.

“Incentivar e possibilitar a prática esportiva e de exercícios físicos é contribuir para uma vida mais saudável. Por isso, estamos investindo e levando nossos projetos para todo o Estado. Em Afonso Cláudio o investimento tem sido grande. Com a organização de projetos da prefeitura já construímos Campo Bom de Bola e praças esportivas, fizemos a cobertura de quadras e algumas reformas. Em breve vamos inaugurar mais uma academia que já está com os equipamentos sendo instalados e o município também receberá o Campo Bom de Bola II e muitos outros investimentos. Isso significa mais qualidade de vida para a população”, afirmou Vandinho Leite.

O projeto Praça Saudável consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 121 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Na segunda categoria, o projeto visa à construção de 45 novas praças também adequadas para a prática de exercícios. O investimento total será de aproximadamente R$ 40 milhões.

Praça Saudável – Adequação

Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com deficiência física. Além dos aparelhos, o município recebeu um kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial.

Os alunos que participarão das atividades receberão uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente. O investimento total foi de R$ 65.315,72.

Outros investimentos do esporte no município

O município já conta com uma Praça Saudável inaugurada em abril deste ano na Praça da Independência, no Centro. Além disso, os investimentos em Afonso Cláudio vão desde a construção de um Campo Bom de Bola I, até um Praça Esportiva, em Bela Vista, e a reforma da sede social da Associação Desportiva do Vila Nova. Sem contar as obras em andamento como a construção de três quadras poliesportivas. Investimentos que, juntos, somam mais de R$ 1,5 milhão.

Na área do esporte os moradores de Afonso Cláudio ainda contam com o projeto Campeões de Futuro, nas modalidades de ginástica rítmica, atletismo e natação, onde mais de 400 crianças e adolescentes são atendidos com atividades gratuitas.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport