14/11/2013 13h12 - Atualizado em 05/05/2016 13h34

Natação capixaba recebe capacitação inédita com técnico olímpico

No período de 18 a 22 de novembro, o técnico de campeões mundiais e olímpicos, como Felipe França, além de membro da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Arilson Silva estará no Espírito Santo para cinco dias de palestras e treinamentos gratuitos sobre a natação de alto rendimento.

O evento, uma iniciativa do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) e da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), e em parceria do Conselho Regional de Educação Física (CREF1), será direcionado para profissionais de educação física em geral e atletas pertencentes ao COES, que serão acompanhados durante os treinos, analisados e orientados por Arilson por meio de treinamento técnico, tático e físico. A capacitação para os profissionais acontecerá no auditório da Sesport e no Clube Álvares Cabral, em Vitória, de 18 a 21, e as inscrições podem ser feitas até este domingo (17) por meio do site: www.coes.es.gov.br.

Arilson Silva quer contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento da modalidade capixaba. “Espero que o curso atinja o maior número possível de interessados e participantes para darmos um passo importante na formação de uma discussão intensa sobre os melhores caminhos a serem seguidos pela natação do Espírito Santo. Quero contribuir de forma enriquecedora, com a transmissão da minha experiência e vivência no desenvolvimento de programas de trabalho para se alcançar resultados de alto nível e auxiliar na discussão das questões vividas no Estado, a fim de encontrarmos estratégias de soluções e evolução do esporte”, ressaltou.

No dia 22, o treinamento será exclusivo para o head coach da modalidade do COES, Felipe Lemos, que alinhará sua metodologia com a do técnico olímpico. De acordo com o coordenador geral do Centro Olímpico, Helvio Affonso, o principal objetivo do COES a partir desta iniciativa é ser um facilitador no processo de evolução da modalidade. “Nosso maior desafio extrapola a construção de equipamentos esportivos e o treinamento de atletas. Queremos desenvolver uma metodologia para que as modalidades contempladas no COES sejam alavancadas, a partir de ações controladas e com objetivos claros e em todo o Estado do Espírito Santo, fator determinante para o sucesso deste projeto em parceria com o Governo Federal”, destacou.

Helvio disse ainda que uma das diretrizes do Ministério do Esporte é que os Centros da Rede Nacional de Treinamento, do qual o COES é o projeto piloto, não sejam entidades que disputem espaço ou verba, mas que sejam catalisadores de ações que possam beneficiar as confederações, federações e mesmo clubes. “Precisamos apontar diretrizes estratégicas, apresentar modelos de gestão e potencializar a utilização de metodologia científica nas ações esportivas, para que, a partir disto, sejamos facilitadores no processo de evolução das modalidades esportivas. As nossas ações partem da produção de conhecimento, quer seja este específico do desporto ou da gestão esportiva, sendo assim, esta capacitação de natação está totalmente alinhada com o planejamento estratégico do COES e do próprio Ministério do Esporte”, ressaltou o coordenador.

E o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite acrescenta “estamos investindo em obras e projetos por toda parte. O Governo tem trabalhado para dar mais oportunidades e no esporte realiza o maior investimento da história do Espírito Santo. Por isso, nossa preocupação e cuidado em investir na qualificação, no humano, porque isso é fundamental para que tenhamos um quadro esportivo cada vez mais habilitado e fortalecido. Esta é uma oportunidade ímpar que deve ser aproveitada pelos profissionais principalmente pelo importante momento esportivo que vivemos”, frisou o secretário.

Confira a programação:

18 de novembro (segunda-feira)
- 17h às 18h: “Check in” e Credenciamento
-18h30min às 20h: palestra de abertura do curso (Construindo um Campeão Mundial de Natação no Brasil)

19 de novembro (terça-feira)
7:30hs às 8:30hs: Apresentação Teórica Técnica do nado Crawl
8:30hs às 9:30hs: Apresentação Teórica Técnica do nado Costas
9:30hs às 10:00hs: Intervalo / Coffee break
10:30hs às 11:30hs:Prática do nado Craw
11:30hs às 12:30hs:Prática do nado Costas
12:30hs às 15:30hs:Intervalo / Almoço
15:30 às 18h:00hs: Acompanhamento da sessão de treino COES/ Análise dos atletas COES/ Orientação – metodologia de treinamento técnico / tático / físico. Orientação - Gerenciamento da modalidade.
18h às 20h:Intervalo / Jantar
20h às 21:30:Palestra Arilson Silva (Motivação: Palavra-chave do Campeão)

Dia 20 de novembro (quarta-feira)
7:30hs às 8:30hs: Apresentação Teórica Técnica do nado Borboleta