05/10/2013 16h53 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Moradores de Iconha recebem investimentos do Governo do ES

A comunidade de Inhaúma, no município de Iconha, recebeu com festa os investimentos entregues pelo Governo do Espírito Santo na tarde deste sábado (05). Na oportunidade o governador Renato Casagrande entregou uma nova quadra poliesportiva para os moradores e anunciou a contratação do projeto para o asfaltamento da estrada que liga a comunidade à Rodovia Darcy Marchiori, na altura de Duas Barras.

"Quem vive na Região Metropolitana não sabe a importância de uma quadra como esta para os moradores da localidade. Aqui, mais que um espaço de prática desportiva, temos um local de comunhão, de atividades sadias, que vão das religiosas às festivas, de solidariedade à celebração de datas importantes. Um espaço para a vida em comunidade. E agora, também traremos o asfalto, para elevar ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos que aqui vivem, que têm os mesmos direitos de todos os outros capixabas, e merecem nosso respeito e dedicação", afirmou o governador Casagrande.

A nova quadra poliesportiva conta com recepção, almoxarifado, palco para atividades culturais, alambrado e banheiros, inclusive uma unidade adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. A construção ocupa uma área de mais de 700 metros quadrados e teve o investimento de R$ 575.120,77.

"Estamos felizes em levar melhorarias estruturais e humanas para o interior do Estado. A qualidade de vida dos capixabas que residem nas comunidades menos favorecidas é prioridade do nosso Governo. O município de Iconha vem recebendo vários investimentos em todas as áreas, e não seria diferente com o esporte. Esta quadra vem para trazer mais uma opção de atividades esportivas, culturais e de lazer para as famílias rurais", disse o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

"Essa quadra é um presente de Deus para a nossa comunidade. Além das nossas crianças e adolescentes terem a oportunidade de ter um local seguro e apropriado para as brincadeiras e atividades físicas delas, vamos poder organizar algumas festinhas de aniversário e até casamentos aqui. É um espaço abençoado que veio em boa hora. Estamos muito felizes e agradecidos", disse a moradora Maria Helena Dias.

O município de Iconha também já foi contemplado com um Campo Bom de Bola, uma Praça Saudável e dois núcleos do projeto Campeões de Futuro, que atende mais de 300 crianças e adolescentes.

Projeto para pavimentar estrada rural

A comunidade de Inhaúma, em Iconha, dará adeus, em breve, à poeira e à lama da estrada municipal que dá acesso ao local. O governador Renato Casagrande anunciou aos moradores, na tarde deste sábado (05), a contratação do projeto para o asfaltamento da estrada que liga a comunidade à Rodovia Darcy Marchiori, na altura de Duas Barras. A publicação do edital para contratar o projeto será na próxima terça-feira (08).

“A pavimentação feita pelo Programa obedece ao traçado original da estrada, sem fazer grandes cortes. A obra representa mudança na dinâmica econômica da comunidade, podendo surgir novos negócios e facilitando o acesso ao agroturismo, à saúde e à educação”, declarou o secretário Enio Bergoli.

O trecho possui 7,8 quilômetros e vai ser pavimentado por meio do Programa ‘Caminhos do Campo’, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O Programa ‘Caminhos do Campo’ visa a melhoria das condições para o escoamento da produção agropecuária, reduzindo custos e as perdas dos produtos perecíveis, e para garantir o acesso das famílias do interior aos serviços de educação e saúde.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport