17/05/2012 16h43 - Atualizado em 05/05/2016 12h23

Medalhista olímpico ensina como dar a volta por cima pelo esporte

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e de bronze em Atlanta (1996) o velocista André Domingos não correu quando foi convidado para participar como embaixador da edição capixaba da Semana Olímpica, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que começou na última terça-feira (15) e foi encerrada nesta quinta-feira (17).

O evento que é realizado todo o ano para comemorar o ano de fundação do Comitê Olímpico Internacional aconteceu também em outras regiões nos estados de Amapá, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e São Paulo.

No Espírito Santo o evento teve como foco o atletismo e o assunto foi muito explicado e debatido por profissionais da área esportiva capixaba e alunos da Estação Conhecimento Serra, projeto da Vale, que atende centenas de crianças e adolescentes do município de Serra e que sediou a Semana Olímpica.

E quem olha as medalhas conquistadas por André Domingos nas pistas do mundo todo não imagina que o começo da vida do atleta foi de dificuldades até para se alimentar, como ele fez questão de esclarecer para jornalistas e para os alunos.

"Nasci e cresci em uma comunidade pobre, passei fome quando era criança e não tenho vergonha disso. Perdi amigos para as drogas, mas não me envolvi. Mas mudei minha realidade graças a um projeto social e por iniciativas como essas. Aproveitei a oportunidade que esse projeto me deu. Por isso aceito todos os convites como esses, porque precisamos compartilhar nossa história e conhecimento", relatou o atleta que também conquistou medalha de ouro nos 200 metros rasos no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999 e bronze em Santo Domingo, em 2003.

Clique aqui para ampliar!

O secretário Vandinho Leite participou da abertura do último dia de atividades da Semana Olímpica e agradeceu ao COB, a todos os envolvidos na realização do evento e também ao André Domingos.

"Ao André Domingos agradecer por não ter desistido do esporte e por aceitar o nosso convite para participar deste evento que é muito importante para todos nós, e principalmente para essas crianças e adolescentes que precisam de espelhos. Precisam se espelhar em bons exemplos, com histórias de superação e de amor ao esporte", frisou.