03/12/2013 17h20 - Atualizado em 05/05/2016 13h35

Maratonista aquática conquista bicampeonato em São Paulo com passagem do Compete ES

A maratonista aquática Thais Sant’Ana conquistou o primeiro lugar na Travessia 14 bis – a maratona aquática mais longa e tradicional do país - e ela conseguiu participar da competição com a ajuda do Compete ES, programa do Governo do Espírito Santo que custeia passagens aéreas de atletas e paratletas capixabas. A prova foi realizada em Bertioga (SP) no último sábado (30) e contou com a participação de mais de 200 nadadores.

Thais Sant’Ana, que nadou os 24 km da prova em menos de seis horas, agradece o apoio dos programas do Governo ao esporte. “Agradeço o apoio da Sesport pela passagem do Compete e pelo Bolsa Atleta, sem eles ficaria muito difícil competir novamente na prova. Quando vi que as passagens seriam custeadas eu fiquei com mais vontade de treinar e conquistar um ótimo resultado”.

Sobre a prova, a atleta falou de como foi o percurso deste ano. ”O trajeto foi invertido em relação ao ano passado e na metade tivemos que nadar contra a maré. Mas com o auxílio do barco que acompanha o desempenho do atleta, pude completar a prova em menos de seis horas e conquistar o bicampeonato”.

Compete ES

O programa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport) está em sua quarta edição e, este ano, recebeu um maior investimento na compra de passagens aéreas para que esportistas de alto rendimento possam representar o Estado em competições nacionais e internacionais. Neste ano, o investimento no programa será de R$ 1,5 milhão e irá beneficiar aproximadamente 1.500 atletas.

Bolsa Atleta

Desde sua primeira edição o programa cresce em bom ritmo. Em 2010, foram oferecidas 55 bolsas (05 estudantis, 40 nacionais e 10 internacionais). Na segunda, o número praticamente dobrou e 100 atletas passaram a ser atendidos (30 bolsas estudantis, 60 nacionais e 10 internacionais). Já em 2012 o quantitativo não mudou, mas a Sesport ampliou o incentivo para os atletas e paratletas olímpicos com cinco bolsas. E em 2013, o programa chega a sua 4ª edição com um aumento de 22 bolsas, beneficiando 127 atletas com um investimento de mais de R$ 2 milhões.

Facebook: Asscom Sesport