10/11/2013 07h00 - Atualizado em 05/05/2016 13h34

Mais cinco medalhas para o Espírito Santo nos Jogos Escolares da Juventude

No segundo dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, que está sendo realizado em Belém (PA), o Espírito Santo continua subindo ao pódio e se destacando na maior competição escolar do país. Neste sábado (9), foram dois ouros e duas pratas e um bronze.

As ginastas Emanuelle Lima e Carolina Garcia foram as campeãs por equipe com a marca 69.750 contra 67.700 das atletas do Rio Grande do Sul, e a nadadora Rafaeli Coutinho subiu ao lugar mais alto do pódio nos 100 metros peito. A prata ficou por conta da judoca Brenda Teixeira (categoria meio leve 48kg) e da nadadora Erika Gonçalves, nos 50m costas. O bronze foi conquistado por Igor Contarini (categoria ligeiro até 55kg), no judô.

Após um ano sem competir juntas nos Jogos Escolares da Juventude, a dupla de ginastas está com uma grande expectativa para a competição. Neste domingo (10), último dia de competição das modalidades individuais, elas disputam individualmente e brigam pelo pódio nos aparelhos maça, fita, arco, bola e o individual geral. Além da ginástica rítmica, há chances de medalhas no atletismo, natação, judô por equipe masculino e feminino.

Ao todo, o Estado já conquistou oito medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e três de bronze. No primeiro dia de competições, realizado na última sexta (8), os medalhistas foram Juliana Rodrigues (ouro), na luta olímpica, Jamile Padilha (bronze), também na luta olímpica, e João Vitor Falqueto (bronze), no judô.

Na terça-feira (12), terão início os torneios masculino e feminino de basquete, futsal, handebol e vôlei dos Jogos Escolares. Os atletas embarcam a partir desta segunda-feira. Nessa fase, os estados são divididos em três divisões (Primeira, Segunda e Terceira), de acordo com a colocação conquistada em Cuiabá 2012.

Bolsa Atleta

Os jovens que conquistam medalhas no individual durante os Jogos Escolares da Juventude automaticamente já passam a receber o Bolsa Atleta do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Trata-se do apoio financeiro aos esportistas praticantes do esporte de alto rendimento em modalidades esportivas, olímpicas, não olímpicas e paraolímpicas vinculadas ao Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro (COB). Muitos atletas que participam da competição já possuem o benefício.

Jogos Escolares da Juventude

A edição juvenil dos Jogos Escolares da Juventude reunirá quase 4000 mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e da delegação da cidade anfitriã. Considerada o maior evento estudantil esportivo do Brasil, a competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizados pelo Ministério do Esporte.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do ES nos Jogos Escolares da Juventude
Raquel Medeiros
(27) 99922-2566
raquel@r2mcomunicacao.com.br
Facebook: JogosEscolaresES
Twitter: @jogosescolases
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard