02/09/2012 06h46 - Atualizado em 05/05/2016 13h02

Lutador do UFC ministra curso de capacitação na Sesport

Marcelo Guimarães, lutador capixaba de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas) e um dos representantes do Espírito Santo no UFC (maior franquia de MMA do mundo), esteve neste sábado (01) na Sesport, para ministrar um curso de capacitação para profissionais de Educação Física, com o tema: Metodologia de Ensino para Prática de Lutas- Iniciação Esportiva. O evento contou com 45 participantes, entre profissionais e estudantes.

O curso foi gerenciado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com o apoio do Conselho Regional de Educação Física (Cref1), para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física.

O subsecretário de Esportes e Lazer Renato de Oliveira ao lado de Suellen Torres, gestora do Cref1, deram inicio à tarde de sábado parabenizando a todos os profissionais da área e agradecendo pela presença. “Fico feliz pela parceria inovadora que conseguimos para a criação de um modelo de capacitação como esse. Curto e de qualidade”, afirmou o subsecretário.

Clique aqui para ampliar!

Marcelo, mais conhecido como Magrão, iniciou na luta aos 19 anos após ter a necessidade de pagar a faculdade de Educação Física, um antigo sonho. Como não tinha condições, conseguiu um trabalho de motoboy e em paralelo ao emprego, começou a praticar jiu-jtsu e ganhar dinheiro se manter estudando. “Usei a experiência que obtinha na sala em favor da prática”, resumiu.

Magrão apresentou sua monografia sobre luta olímpica (1ª a ser realizada do Brasil, segundo o lutador) aos professores, dando dicas de como eles poderiam ajudar a inserir a luta nas escolas. “Fiquei três meses em Angola dando aulas em um projeto social. Sonho em um dia ver no Brasil a luta olímpica nas escolas, para formar atletas de alto rendimento. Com certeza isso não vai beneficiar só os alunos, mas também a família e a comunidade deles. É necessário ir à base, na raiz”, declarou o professor.

Após a aula teórica, os alunos tiveram uma apresentação prática. Foi montado um tatame no ginásio da Sesport, para que Marcelo apresentasse alguns golpes e movimentos do seu dia a dia de treinos para lutar MMA, luta olímpica e jiu-jitsu.

Clique aqui para ampliar!

“Hoje eu só quis passar a metodologia, a técnica é impossível em pouco tempo, tem que ser desenvolvida com os treinos”, explicou o lutador. Os participantes do curso puderam desenvolver alguns golpes, além de aprenderem outras formas de alongamento e aquecimento pré-treino.

No final da tarde, a conclusão de todos era mesma. “O curso me surpreendeu. Marcelo passou suas vivências em projetos sociais e como lutador, coisas que vamos poder aplicar com nossos alunos”, declarou entusiasmado Bruno Silva, professor de judô que dá aulas para crianças de um projeto social, na cidade de Aracruz.

Marcelo treina em Vila Velha e revelou que recebeu propostas para lutar em outro Estado. “Não vejo o porquê de sair do Espírito Santo. Os lutadores daqui sabem o potencial dos atletas da terra, o que ajuda nas descobertas de futuros grandes nomes do esporte”.

Erivan Rocha tem apenas 14 anos e no currículo possui o bicampeonato brasileiro de luta greco-romana, na categoria cadete. O jovem se deslocou da cidade de Montanha, no extremo Norte do Estado para participar da parte prática da aula de Marcelo Guimarães.

Assim como Magrão, Erivan é contemplado pelo programa de incentivo do Governo do Espírito Santo, o Bolsa Atleta Capixaba. “Agora meu foco é as Olimpíadas Escolares, que vai acontecer em Poços de Caldas, Minas Gerais. Quero trazer mais medalhas para o Estado”, contou o jovem atleta.

“Os grandes projetos só saem do papel se tiverem grandes agentes. Esse projeto é apenas um modo de valorizar e oportunizar o profissional de educação física, através de trocas de experiências. Promover saúde, educar, gerar oportunidades, é esse o papel do educador físico. Temos que usar a política a favor do esporte”, concluiu o subsecretário Renato Oliveira.

Texto: Mariana Bolsoni