13/05/2011 12h39 - Atualizado em 05/05/2016 12h10

Luisa França visita sua casa com boas notícias

A tarde desta quarta-feira (11) foi de surpresa no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho devido a visita inesperada da ginasta Luisa França, que atualmente reside em Aracaju por causa dos treinamentos da Seleção Brasileira de Ginástica. Luiza não havia visitado o Espírito Santo desde fevereiro, quando partiu para a Capital de Sergipe. A atleta que é beneficiária do Bolsa Atleta Capixaba, está de folga da Seleção até segunda-feira (16).

A visita coincidiu com uma grande notícia para a Ginástica Brasileira. Na última sexta-feira (6) o Brasil foi convidado a participar da próxima etapa do Pré-Olímpico Ginástica no Conjunto. O Brasil não havia se classificado ao Pré-Olímpico, pois ficou em 26º lugar no último Campeonato Mundial, enquanto só os 24 primeiros se classificariam. Entretanto, a Federação de Ginástica da Coréia do Norte, que possuía uma das vagas do Pré-Olímpico foi banida de todas as competições dos próximos dois anos. Essa vaga ficaria com a Geórgia- 25º lugar no Mundial do ano passado- mas com a recusa da Federação Georgiana o convite foi feito ao Brasil, que o aceitou rapidamente.

Luisa França, que chegou à Seleção Brasileira de Ginástica no Conjunto ainda esse ano, não participou do último Mundial, mas pode aproveitar os resultados, indo aos Jogos Olímpicos de 2012. Luiza disse que a preparação desse ano era toda voltada para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no México, que ocorrerá em outubro, e que agora há também o Pré-Olímpico, em setembro, e que isso traz mais motivação. Revela também que o Pan pode render a vaga nas Olimpíadas de Londres do ano que vem “Outra possibilidade de conquistar a vaga (nos Jogos Olímpicos) é a gente ganhar o Pan, porque o continente americano tem uma vaga garantida nas Olimpíadas e o Pan pode servir de Pré-Olímpico”, conta Luisa, explicando que se entre os 10 países classificados no Pré-Olímpico, não possuir nenhum país das Américas, a vaga fica com o vencedor do Pan. “A chance de conquistar o Pan (e consequentemente a classificação para os Jogos Olímpicos) é grande porque o Brasil ficou na frente de Canadá e Estados Unidos em competições recentes”, diz Dalza Batista, Presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica.

“Essa notícia trouxe alegria para todos da Ginástica no Brasil e pra mim, que estou orgulhosa de ter treinado a Luisa”, revela a antiga treinadora de Luisa, Gizela Padilha no encontro com a atleta que havia convivido nos últimos nove anos. Apesar de Luisa França ser a única representante, do Espírito Santo entre as 10 convocadas para Seleção Brasileira de Conjunto, mais três meninas capixabas representam o as cores capixabas pela Seleção Individual. Gizela atribui esses resultados ao Bolsa Atleta Capixaba “Nunca chegamos a categoria adulta com o número de atletas que temos hoje. O Bolsa Atleta dá estímulo para continuar no esporte e treinar bastante para conseguir esse incentivo”.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Texto: Marcelo Lobato
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard