13/10/2009 12h55 - Atualizado em 05/05/2016 11h46

Leo Costa e Jessica Becker são coroados campeões no Espírito Santo

Chegou ao fim neste domingo a terceira etapa do circuito brasileiro de bodyboarding. As condições melhoraram com relação aos dois primeiros dias e os atletas puderam desfilar todo o arsenal de manobras na Praia de Barra do Jucu, em Vila Velha. Jessica Becker e Leo Costa foram os grandes campões das categorias Feminino e Super Top, respectivamente, e faturaram 1000 pontos no ranking nacional. Além dos dois atletas, Ronieres Viana faturou na Pro/Am, enquanto Diego Silva levou a Amador Masculino, Breno Kuster a Júnior e Kirtys Montenegro Amador Feminino.

O grande destaque do dia ficou por conta da carioca Jessica Becker. A atleta teve grandes disputas pela frente, mas no fim superou todas as adversárias e venceu sua terceira etapa consecutiva. "Eu já havia vencido o estadual e também ganhei o mundial de Búzios. Vencer uma etapa do brasileiro me deixa muito feliz e me dá forças para encerrar o ano bem no circuito mundial, que é meu grande foco. Quero ir com tudo para as etapas finais e tentar trazer o título", disse a atleta, que venceu na final a cearense Isabela Sousa, segunda colocada no ranking brasileiro.


Jessica frisou o fato ainda de vencer campeonatos sem contar com um bom patrocinador. Mesmo sem um suporte a atleta de Macaé mostrou toda sua qualidade para faturar outro evento. "Espero que as empresas olhem com um pouco mais de carinho para mim. Tenho certeza que posso dar um bom retorno para uma marca que venha a me apoiar", desabafou.

Após a bateria de Jessica, foi a vez do atleta capixaba Leo Costa enfrentar o carioca Bruno Invick na disputa final da Super Top. O bodyboarder da casa fez bonito e levantou o bom público presente a Barra do Jucu. Em uma final de alto nível técnico, Leo fez uma boa apresentação e faturou o primeiro brasileiro na temporada. "Estou muito contente. Treinei muito para esse campeonato aqui. Graças a Deus deu tudo certo. Ao mesmo tempo em que eu tinha a responsabilidade de ganhar aqui e precisava também manter a tranqüilidade para dar tudo certo. Graças a Deus veio uma última onda boa ali e eu consegui vencer", frisou Leo.

O atleta capixaba teve muitas dificuldades para vencer um inspirado Bruno Invick na final. A bateria foi decidida somente nos últimos segundos e a vitória veio através da experiência de Leo. "A experiência conta bastante. No fim eu ouvi que a prioridade era minha. Ele remou e eu fui atrás", concluiu Leo, que com a vitória assumiu a liderança do ranking brasileiro.

Além das vitórias do atletas profissionais, quem também comandou a festa local foi o atleta amador Ronieres Viana. O capixaba competiu pela primeira vez entre os atletas da categoria Pro/Am e acabou ditando o rimto da decisão. Mesmo diante de atletas mais experientes, Ronieres mostrou que tem surfe de gente grande e venceu a final com muita disposição. "Queria agradecer a Deus por essa vitória. Essa é minha primeira vez como profissional e eu estou muito feliz. Ano que vem quero me profissionalizar e correr o circuito brasileiro e quem sabe até o mundial", disse.

Após as baterias profissionais, os amadores caíram na água para decidir os três campeões da terceira etapa do brasileiro. O local Breno Kuster venceu na categoria júnior. Além disso, o também capixaba Diego da Silva venceu entre os amadores, enquanto a revelação pernambucana Kirtys Montenegro, de apenas 14 anos, faturou entre as amadoras.

Agora, o circuito brasileiro parte para Rio das Ostras, para a última etapa do nacional, que acontece no mês de Novembro.

Resultado das finais:

Super Top Masculino:
#1 -1º Leo Costa (ES) x 2º Bruno Invick (RJ)

Profissional Feminino:
#1 – 1º Jessica Becker (RJ) x 2º Isabela Sousa (CE)

Pro/AM Masculino:
#1 – 1º Ronieres Viana (ES) x 2º Israel Eduardo (RJ) x 3º Hermano Castro (RJ) x 4º Maikon de Almeida (PR)

Amador Masculino:
#1 – 1º Diego da Silva (ES) x 2º Ronieres Viana (ES) x 3º Adeilson Fernandes (ES) x 4º Andre Andrade (RJ)

Amador Feminino:
#1 – 1º Kirtys Montenegro (PE) x 2º Joany Duarte (ES) x 3º Luiza Rosa (PE) x 4º Gabriela Possato (ES)

Júnior Masculino:
#1 – 1º Breno Kuster (ES) x 2º Raul José (PE)

Ranking Brasileiro:

Super Top Masculino:
1 – Leo Costa (ES) – 2515 pontos
2 – Luis Villar (SC) – 2345 pontos
3 – Iraí Rodrigues (PE) – 2275 pontos
4 – Lucas Nogueira (ES) – 2230 pontos
5 – Roberto Bruno (CE) – 2020 pontos

Profissional Feminino:
1 – Fabiana Correa (SC) – 2620 pontos
2 – Isabela Sousa (CE) – 2555 pontos
3 – Tatiane Meneses (BA) – 2003 pontos
4 – Aline Melo (RN) – 1825 pontos
5 – Pérola de Souza (PR) – 1613 pontos

Pro/Am Masculino:
1 – Eder Luciano (SC) – 3345 pontos
2 – Sanderson Trevisan (PR) – 1470 pontos
3 – Israel Eduardo (RJ) – 1460 pontos
4 – Magno Oliveira (ES) – 610 pontos
5 – Luis Henrique Pontes (PB) – 326 pontos

Amador Masculino:
1 – Diego da Silva (ES) – 2830 pontos
2 – Adeilson Fernandes (ES) – 2658 pontos
3 – Marcus Paulo (BA) – 2655 pontos
4 – Ronieres Viana (ES) – 2648 pontos
5 – Caio Fabricius (RJ) – 2640 pontos

Amador Feminino:
1 – Kirtys Montenegro (PE) – 3595 pontos
2 – Luiza Rosa (PE) – 3520 pontos
3 – Gabriela Possato (ES) – 2635 pontos
4 – Priscila Medeiros (RN) – 2530 pontos
5 – Clarice Oliveira (ES) – 2290 pontos

Júnior Masculino:
1 – Raul José (PE) – 3860 pontos
2 – Lucas Fitaroni (RJ) – 1965 pontos
3 – Leonardo Medina (RJ) – 1928 pontos
4 – João Zik (RJ) – 1900 pontos
5 – Alexandre Martins (BA) – 1005 pontos

Informações à Imprensa:
Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa CBRASB
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard